Por Caio Alves
Fotos Arquivo Pessoal
Com o objetivo de conscientizar a população do município de Curaçá, e dos seus distritos, quanto aos cuidados com o meio-ambiente será inaugurado na próxima terça-feira (21), na praça do bairro Curaçá I, o Projeto Caravana da Cultura e Meio Ambiente.
A ação, que é desenvolvida pelo Projeto Ararinha na Natureza, abordará temáticas sobre educação ambiental, valorização da cultura e folclore através de diversas linguagens artísticas como teatro, música, dança, exibição de filmes e desenhos animados.
O Projeto Ararinha na Natureza iniciou suas atividades na cidade de Curaçá em 2012 e pretende implementar ações do Plano de Ação Nacional para a conservação da espécie da Ararinha-Azul, que está em extinção. O projeto atua também em diferentes linhas temáticas como Políticas Públicas, Pesquisa Científica e Educação Ambiental, com o intuito de conservar a caatinga, que é o hábitat da Ararinha.
Segundo a bióloga de campo do projeto Ararinha na Natureza, Sueli Damasceno, as atividades da Caravana da Cultura serão desenvolvidas nos bairros da cidade como também em todos os distritos, contemplando a zona rural. O público principal do projeto são crianças e adolescentes. “Este Projeto será importante principalmente para as crianças e adolescentes porque garantirá uma forma saudável de diversão e entretenimento, dando acesso ao aprendizado e à aquisição de conhecimento de forma dinâmica e divertida”, completou Sueli.
As atividades da Caravana acontecem em um ônibus que se transforma em um palco onde geralmente são realizadas as apresentações de música, dança, teatro e exibição de filmes e ocorre ainda muito improviso de atividades, de acordo com o público presente. Além disso, os artistas, os grupos de dança e de teatro das comunidades visitadas são convidados, com antecedência, para se apresentarem e assim terem uma maior interação com toda a comunidade.
O projeto já conta com um cronograma de atividades. Todas as quartas-feiras de cada mês a Caravana estará em um bairro de Curaçá e no último final de semana de cada mês serão contemplados pelo menos dois distritos.
Os encontros serão sempre a partir das 17h nos bairros e nos distritos acontecerá pela manhã e a tarde. O primeiro bairro a receber a Caravana será o Adolfo Viana, no mês de fevereiro.
A inauguração do projeto está marcada para às 17h, na praça do bairro Curaçá I, e contará com a participação de vários artistas da região, incluindo o músico Fernandinho Ferreira, fanfarras, grupo de capoeira e de teatro e o Coral do G-DECC.
A Caravana da Cultura conta também com o apoio do Projeto Caatinga (Al wabra Wildlife Preservation) e da Prefeitura Municipal de Curaçá.


