A Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro já é tradicional neste governo e prepara os profissionais para o início de mais um ano letivo. Em sua 6ª edição, a abertura do evento – que aconteceu na manhã desta segunda-feira (20) no ginásio do Colégio Paulo VI – foi marcada pela apresentação de um balanço das principais ações da pasta, anúncios, perspectivas para 2014 e uma mesa redonda sobre “Educação Contextualizada e Práticas Docentes”. No primeiro dia, os educadores também receberam o kit do professor (contendo agenda e bolsa) e aqueles que tiveram destaque no Sistema de Avaliação Educacional de Juazeiro (SAEJ) foram agraciados com certificados e prêmios.
De acordo com o secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, a Jornada Pedagógica é um momento de reencontro, confraternização, mas também de prestação de contas. “Nós avançamos muito até o momento e fechamos 2013 com 5 creches entregues; mais de 50 escolas climatizadas; 10 quadras poliesportivas cobertas inauguradas; chegamos ao número de 19 ônibus escolares próprios; somamos 85% de reajuste salarial para o professor; aprovamos o Estatuto do Magistério, que atende anseios históricos da categoria; consolidamos o polo da Universidade Aberta do Brasil como o melhor do país; realizamos a 2ª eleição direta para gestores; ampliamos o programa ‘Mais Educação’ de 32 para 41 escolas e estamos trocando o mobiliário das unidades de ensino”, destacou Clériston, ao lembrar que a política educacional de Juazeiro é multifacetada e, por isso, os investimentos precisam acontecer em diversos níveis para que a educação atinja os objetivos almejados.
Os principais anúncios para 2014 também foram feitos pelo secretário, que extraoficialmente adiantou: 10 novas creches (5 em obras); 9 quadras (em construção); uma nova escola de Tempo Integral para o NH IV – Itamotinga; e duas novas unidades de ensino, que deverão ser construídas nos bairros Argemiro e Pedro Raimundo; entre outros projetos que estão sendo validados junto ao Governo Federal.
Também serão assegurados para esse ano a incorporação das 40h e das vantagens no salário base daqueles educadores que possuem 5 anos ininterruptos na rede ou 10 anos intercalados – benefício garantido por meio da aprovação do Estatuto do Magistério –, e o cumprimento de 1/3 da carga horária dos professores para planejamento e atividades complementares. “Esse ano não conseguimos anunciar o valor do aumento salarial para a classe por conta da antecipação do início do ano letivo, que se deu devido à Copa do Mundo. Tradicionalmente o Governo Federal só faz esse comunicado em meados de fevereiro, então somente após isso faremos o nosso anúncio oficial. Mas, os professores já têm a nossa garantia de que cobriremos o piso. As outras novidades anunciadas serão cumpridas, pois a educação continua sendo prioridade nesse governo”, informou o prefeito.
Na oportunidade, Isaac também se comprometeu em repassar à classe o dinheiro desviado do FUNDEB em 2008 pela antiga administração. “Apesar do erro não ser nosso, vamos buscar honrar com esse compromisso, que é um direito do servidor”, disse o gestor municipal em resposta ao presidente da APLB Sindicato, Antônio Carlos Souza.
Quem também prestigiou a abertura da Jornada Pedagógica foi o deputado federal Daniel Almeida, que cumpre agenda na cidade. Segundo o parlamentar, a iniciativa do evento que prepara o início do ano letivo é muito positiva. “É uma alegria poder compartilhar desse momento com vocês, pois tenho acompanhado de perto os avanços de Juazeiro que geram impacto em toda a região. Estão todos de parabéns e vamos continuar lá na Câmara dos Deputados lutando pela efetivação dos 10% do PIB para a educação, pela aplicação real dos 75% dos royalties do Petróleo no setor e para que mais projetos cheguem a Juazeiro”, destacou. Representando a Câmara de Vereadores, Crisóstomo Lima (Zó), também fez referência à Jornada, dizendo que “o encontro é muito importante para as discussões e avaliação”.
O representante da classe, Antônio Carlos Souza, expressou o seu desejo de um ano novo para educação cheio de conquistas; e as educadoras premiadas, Neila Cristina Nascimento e Maria Socorro Ribeiro, destacaram a valorização do educador como um dos principais avanços da gestão. “Hoje o nosso trabalho é respeitado e nos sentimos de fato prestigiados. Os resultados que aparecem são fruto de muito trabalho, dedicação e dessa parceria com o município que tem dado muito certo”, ponderou a professora Neila da Escola de Tempo Integral Iracema Pereira Paixão, que teve um resultado de 7,9 no SAEJ com os seus alunos do 4º e 5º ano. A Jornada Pedagógica prossegue até o dia 22 (quarta-feira) com planejamento e divisão de grupos. Para acompanhar acesse a programação.