Moradores de Juazeiro criam alternativas para driblar as dificuldades
Prefeitura apresenta projetos de organização do trânsito. Saiba quais são:
Por Alinne Torres
Fotos Caio Alves

O município de Juazeiro, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2013, possui uma população de 214.748 habitantes. O número de carros que circulam na cidade chega a ser de 19.100, motocicletas 15.567 e uma frota de 80 ônibus. Com todo esse contingente de pessoas e automóveis, circular pelas ruas, bairros e avenidas de Juazeiro pode se tornar uma tarefa difícil.
Para chegar à escola em que trabalha no distrito de Carnaíba, a professora Maria Cristina Andrade utiliza transporte público coletivo todos os dias. O trajeto é realizado em até 30 min. “Praticamente é uma viagem que fazemos e muitas vezes vamos em pé e não temos conforto nenhum. É preciso uma melhoria na frota de ônibus e novos horários, para que assim os ônibus não venham lotados, trazendo insegurança aos passageiros”, afirma.
O mesmo problema de mobilidade urbana é enfrentado pelo estudante e Dj, Werson da Cunha, que costuma usar a sua bicicleta como meio de transporte. Para ele a cidade não está preparada para atender os ciclistas e que é preciso criar ciclovias para que haja segurança na hora de pedalar. “Utilizo a bike para ir a todos os lugares, desde a faculdade até alguma coisa que tenho que fazer no centro da cidade. Juazeiro precisa de uma estrutura melhor para atender essa demanda de ciclistas que cada vez está aumentando”, frisa o estudante.

Para melhor esclarecer a população sobre os projetos de mobilidade urbana para o município, o Jornal Diário da Região, entrevistou o diretor-presidente da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), Jairo Fonseca. Segundo o diretor, um dos primeiros projetos a serem implantados na cidade com o objetivo de organizar o trânsito será o sistema Zona Azul. O projeto está sendo avaliado junto à procuradoria municipal a pedido do Ministério Público. “Com certeza quando implantarmos a Zona Azul a mobilidade no centro de Juazeiro irá melhorar. No momento o projeto está sendo avaliado pela procuradoria do município, pois o Ministério Público solicitou que nós fizéssemos alguns ajustes. A intenção é expandir a Zona Azul até o Mercado do Produtor”, expõe Fonseca.




