A partir do dia 03 de fevereiro, os agentes comunitários de saúde (ACS), da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, em conjunto com a coordenação da Atenção Básica, vão elaborar a construção do calendário do ACS. Na última semana, a secretária de Saúde do município, Lucia Giesta, esteve reunida com os 23 agentes da AME Manoel Possídio, bairro Areia Branca, e com os profissionais da AME Bernardino Campos Coelho, da Vila Eduardo, para apresentação da nova estratégia.
“O intuito é desenvolver o calendário com todas as equipes de ACS do município, mas inicialmente o projeto vai começar nas unidades AME e se estenderá às demais unidades básicas de saúde. Esta estratégia visa valorizar e organizar as visitas dos ACS, com isso a população saberá o dia da visita de seu ACS, podendo recebê-lo e dispensar tempo para as informações, esclarecimento de dúvidas e acompanhamento de grupos prioritários com suas necessidades. O calendário fortalecerá o vínculo ACS/comunidade, o tempo será melhor aproveitado, pelas famílias visitadas e o ACS não terá problemas com casas fechadas para posterior retorno”, explica a secretária de Saúde, Lucia Giesta.
Cátia Callou, que é agente comunitário de saúde e coordenadora do projeto, vê como ponto positivo ser da mesma classe profissional. “Sou ACS e sei da importância do trabalho deste profissional junto à comunidade. O calendário, além de organizar as visitas aos pacientes, dará uma atenção especial aos grupos prioritários como hipertensos, diabéticos, idosos e gestantes”, afirma Cátia.