Melhorando ainda mais a atenção psicossocial e saúde mental das pessoas em Petrolina, a secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do seu Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS-AD), realizou mais uma semana de ações focada na criatividade, reinserção social e no trabalho profissionalizante dos usuários junto ao convívio com as pessoas.
Na manhã dessa terça-feira (11) os pacientes participaram de oficinas de arte para a restauração e ornamentação de moveis usados como: assentos, cadeiras e estofados. Na oportunidade foram reformados alguns moveis da Unidade que já não eram mais usados como, duas cadeiras conjugadas, londrinas e uma com assento para cinco pessoas e já foram recolocadas para as atividades.
A coordenadora do Caps-Ad, Helena Quedma, explica como é realizada a oficina e mostra o objetivo da ação. “Surgiu junto aos próprios usuários a iniciativa artística e ornamental do material, o trabalho em equipe e a união de todos é fundamental para o tratamento, a nossa ideia é possibilitar um espaço diferenciado e que estabeleça um projeto de terapia individual e coletiva.
“Aqui no Caps-Ad de Petrolina encontrei tudo o que precisava para conseguir sair do vício das drogas, sempre temos novidades que nos mostram o quanto somos capazes de fazer o bem. Com a confecção artística dessas peças de mobília, já posso contar com uma renda extra para minha família”, explicou o paciente da unidade, Irineu José.
Na unidade são oferecidas atividades recreativas, educativas e profissionalizantes, como aulas de artesanato, mosaico, pintura em tela e tecido e produção de bijuterias. Além disso, realiza-se caminhadas e atividades na piscina, proporcionando mudança de comportamento e, consequentemente, melhora na qualidade de vida dos pacientes. Ainda, são realizadas palestras educativas pela equipe de enfermagem, há psicoterapias de grupo e quando necessário, sessões de psicoterapia individual.