“É mais do que obrigação, é dever nosso garantir uma melhor qualidade de vida aos nossos professores e me sinto orgulhoso por estar fazendo isso aqui hoje.” Foi com essas palavras que o prefeito Isaac Carvalho abriu o discurso de inauguração da Casa do Professor, construída ao lado da Escola Antonila da França Cardoso, na comunidade do Angico, na tarde desta sexta, 21.
A Casa do Professor foi construída para que os professores que precisam permanecer na comunidade durante a semana tivessem um lugar com mais comodidade, com mais conforto, uma vez que já passam a semana inteira longe de suas famílias. Eles chegam na segunda, e retornam às suas casas na sexta, pois é uma localidade muito distante e ficaria cansativo ir e voltar no mesmo dia.
A Casa ficou aconchegante. Uma construção novinha, com camas confortáveis, cozinha equipada, quartos climatizados, sala para estudo, área de serviço, banheiro masculino e feminino, aparelho de televisão e som. E moradores que não se contentam de felicidade.
A Coordenadora Pedagógica, Professora Lurdes Maria Marinone, mora, durante a semana, no Angico há mais de 10 anos. Quando ela chegou, a casa tinha outra realidade. Não tinham camas para todos; tomavam banho de cuia; dividiam espaços com cobras e escorpiões; viviam resfriados, por conta do barro que caía sobre eles. “Nós não tínhamos infraestrutura alguma. Eu já achei um mosquito Barbeiro em minha cama, mesmo dormindo com mosquiteiros. Era um sofrimento muito grande. E hoje parece um sonho: a gente pode fechar portas e janelas, a gente pode tomar um banho dignamente, a gente pode fazer as refeições em uma mesa e dormir tranquilamente”, festejou.
Outra moradora, a Professora Neuma Vital, acredita que essa valorização do professor mostra o resultado direto na sala de aula. “Posso dizer com certeza que um professor que se sente valorizado, passa a valorizar ainda mais a sala de aula. E agora que fomos recompensados com essa maravilhosa Casa do Professor, temos ainda mais força e vontade para continuarmos lecionando aqui na Escola Antonila da França Cardoso. Os nossos alunos é quem vão sair ganhando.”, disse.
Estavam presentes à inauguração, além da população local, os vereadores Fabinho, Damião Medrado e Anastácio e Secretários Municipais. Eles puderam ouvir os agradecimentos do Secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade: “É muito gratificante estar aqui hoje e enxergar a maravilha que ficou a Casa do Professor. Queremos agradecer ao Prefeito Isaac por ter nos confiado essa tarefa. Realizamos a obra com recursos próprios e, mais uma vez, valorizamos o nosso professor, o que é uma meta dessa gestão, graças a Deus. Resgatamos a dignidade desses profissionais e sabemos que, a partir de agora, esses professores se sentirão ainda mais confortáveis para lecionar.”
Seduc