Os profissionais da Escola de Tempo Integral São Domingos Sávio participaram na tarde desta quinta-feira, 27, de intervenção educativa e palestra motivacional sobre prevenção e cuidados na Oncologia, promovidos pelo Instituto de Educação de Petrolina (IEP) em parceria com o Instituto de Oncologia de Petrolina (IOP) e alunos e professora do NUMANS, projeto de extensão do curso de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
De acordo com a psicóloga do IOP, Gabriela Santana, a ação foi pensada especialmente para tratar sobre os cuidados e prevenção contra o câncer de mama que está com o nível de incidência bastante recorrente no país, com previsão de aumento de casos neste ano. “Nós propusemos levar uma intervenção que chegasse, principalmente, às mulheres de maneira mais emotiva, sensibilizando-as, inclusive, com o relato da experiência do tratamento contra um câncer de mama de Ana Paula Moreira, nossa parceira no IOP”, ressaltou Gabriela.
Para a aluna do 7º período do curso de Psicologia da Univasf, Geizeane Rodrigues, a intervenção tinha por objetivo principal colocar em prática o conhecimento adquirido durante a disciplina ‘Fundamentos em Saúde’, ministrada pela professora Júnia Moreira. “Foi muito importante para nós esse momento na escola porque a proposta fundamental do NUMANS é a aproximação da academia com a comunidade, principalmente, com o tema da Oncologia que requer muito mais cuidados sobre a prevenção contra cânceres”, disse a estudante.
O testemunho da empresária e professora Ana Paula Moreira, recentemente curada de um câncer de mama, foi um dos momentos mais marcantes da tarde. Em sua palestra ‘Qual o tamanho do seu problema?’, Ana Paula aborda de maneira bastante sensível que muitas vezes as pessoas se permitem fragilizar por problemas muito pequenos diante da seriedade de um câncer e falou sobre como o amor sempre ajuda nesses casos. “Contar meu testemunho me dá uma sensação de missão cumprida, uma sensação de amor, de carinho, de reciprocidade e amizade, mas eu poderia resumir tudo isso numa só palavra: amor. Porque as pessoas querem ser ouvidas, querem ouvir histórias de superação, de luta e vitória”, celebrou a empresária.
A professora do 2º ano A da Escola de Tempo Integral São Domingos Sávio, Maria Cirlene, ratificou a importância do evento. “Nós costumamos reclamar muito por coisas pequenas e essa palestra serviu muito para ajudar a sermos mais gratos pelo que temos e, especialmente, pela saúde”, disse a professora. Ainda segundo a psicóloga Gabriela Santana, outras ações como essa serão promovidas ao longo do ano, envolvendo não somente funcionários, mas também alunos e pais.








