A ação de alguns flanelinhas que atuam em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, tem coagido motoristas que precisam estacionar na região central da cidade. Para coibir a prática, a Secretaria de Ordem Pública tem realizado fiscalizações. A prefeitura também estuda uma forma de regulamentar as atividades e marcou uma reunião para a próxima quarta (2) com o Ministério Público Estadual, Polícias Militar, Civil, Câmara de Vereadores e Secretaria de Ordem Pública.
O estudante, Ricardo Sousa, de 24 anos, relata que foi ameaçado por um flanelinha quando estacionava seu carro no Centro de Petrolina, próximo à Praça do Bambuzinho. “Eu não dei dinheiro, então ele ameaçou jogar uma pedra no meu carro. Eu disse que chamaria a polícia e ele não teve medo, disse que eu poderia chamar para ver quem estava com a razão”, conta.
Ao voltar ao local, o estudante encontrou o carro arranhado. “Quando voltei não tinha mais ninguém e por isso não fui registrar a ocorrência”, diz.
Segundo o secretário de ordem pública, Jota Santos, reclamações como esta são comuns. Ele enfatiza que quem for vítima de algum abuso por parte dos flanelinhas deve registrar ocorrência na Polícia Civil. “Se o cidadão disser as características, roupas e o ponto que o flanelinha atua, ele pode registrar o boletim de ocorrência”, diz.
A Secretaria de Ordem Pública está fazendo fiscalizações contínuas e apreendendo o material utilizado para demarcar territórios e cobrar estacionamento. No Centro da cidade, o material de três flanelinhas já foi apreendido. Jota Santos ressalta que o cidadão não deve dar dinheiro e principalmente nos locais onde há a Zona Azul (estacionamento rotativo pago).
O problema é antigo na cidade, tanto que quando foi implantado o sistema de Zona Azul no município, no final de 2009, foi criada a Associação dos Lavadores de Carros do Vale do São Francisco, mas a associação foi desfeita.
De acordo com o secretário, no município ainda não existe regulamentação das atividades dos flanelinhas. “Nós vamos dar início à criação de uma legislação que venha decidir quais pontos serão proibidos ou permitidos, punição para ameaças, extorsões, danos ao patrimônio, ver a questão da lavagem dos carros nas ruas, são vários detalhes para discutir”, afirma.
G1 Petrolina






