Por Caio Alves
Vai até o dia 4 de abril a ‘Semana do Artesanato’. O evento está acontecendo no auditório do Senai em Petrolina, e é voltado para a capacitação dos artesãos da região do Vale do São Francisco.
Palestras e debates que irão abordar a qualidade do produto produzido pelos artesãos, a qualidade no atendimento ao cliente, como o produto é apresentado ao cliente, são algumas das atividades que serão oferecidas durante o evento. Segundo o secretário de Cultura de Petrolina, Ozenir Luciano, a capacitação é uma forma de estar ajudando todos esses profissionais a melhorar as suas vendas. “Tudo que envolve a cadeia produtiva, produzir, embalar, vender, será discutido nesses cinco dias de evento”, explicou o secretário de Cultura.
Essa capacitação será um pré-requisito para que o artesão possa submeter as suas obras à seleção da Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes) que irá acontecer em maio, e para a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), em julho.
Segundo a coordenadora do Projeto de Turismo e Artesanato do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Kátia Souza, as palestras e orientações sobre empreendedor individual, o crédito bancário, mecanismos que chamem atenção dos clientes, serão ministradas por consultores do Sebrae e por professores do curso de Artes Visuais da Univasf. “Para os artesãos da região será um ganho enorme, pois estará aprendendo sobre como empreender com o seu produto, e assim melhorar a sua qualidade de atendimento”, explica Kátia Souza.
O evento é organizado pela Secretaria de Cultura de Petrolina e conta com a parceria do Sebrae, e com o apoio do Colegiado de Artes Visuais da Univasf.








