Começou nesta quarta-feira, 02, o projeto ‘Caminhos do Cuidado’, mais uma ação da Secretaria da Saúde de Juazeiro. Hoje (03), as oficinas foram ministradas pela articuladora do curso, Carla Lorena Pesqueira e a enfermeira, Danielle Pereira, na Escola de Formação de Educadores de Juazeiro (EFEJ).
O objetivo é ampliar as possibilidades das práticas de cuidado, acolhimento e escuta aos usuários da área de Saúde Mental do município, com ênfase em crack, álcool e outras drogas. A formação é direcionada para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e segue até o final deste ano.
A articuladora do curso e tutora do projeto em Juazeiro, Carla Lorena Pesqueira, fala da importância do trabalho para os profissionais e comunidade. “O projeto visa fortalecer o cuidado ao usuário de substâncias psicoativas e da rede de Saúde Mental. O momento é rico porque desenvolve ações em prol dos cuidados aos usuários, tornando o acolhimento mais qualificado e resolutivo. O importante é que os profissionais se sentem valorizados pela comunidade e pela gestão; e os usuários porque serão atendidos sem recriminação”, explicou.
Pesqueira completa: “o importante da capacitação é que os profissionais serão instruídos a não criarem barreiras, para que fortaleça o acolhimento integral à saúde. O preconceito deve acabar e estes usuários merecem o mesmo respeito. Todos precisam de bons serviços e devem ser olhados da mesma maneira, com a mesma ética do cuidado”, opinou.
A agente de saúde do bairro Tabuleiro, Edinalva dos Santos da Silva, acredita que o curso vai contribuir com seu desenvolvimento profissional e com isso, melhorar os serviços. “Eu sempre participo dos treinamentos para adquirir mais conhecimentos e me sentir capaz de lidar com cada situação. O último que participei foi o curso de humanização que me ensinou tanto a cuidar de si próprio, como acolher com mais qualidade os outros. Com este projeto, tenho certeza que terei mais facilidade de atender o usuário da área de Saúde Mental e fazer o melhor encaminhamento”, concluiu.
As aulas serão promovidas inicialmente para os profissionais dos bairros do João Paulo II, Antonio Guilhermino, Parque Residencial, Penha, Palmares, Quidé, Itaberaba e Tabuleiro. Os próximos encontros estão marcados para os dias: 09 e 10, 15 e 16, 23 e 24 e 29 e 30, todos durante o mês de abril.




