Alerta para aumento do consumo de energia no verão

Veja as dicas importantes de uso eficiente da energia

O valor da conta de energia elétrica está diretamente ligado ao hábito de consumo do cliente. Com o início do verão, os consumidores precisam ficar atentos para não sentir no bolso os efeitos da elevação da temperatura. De acordo com previsão do Departamento de Mercado da Coelba, neste verão (nov/11 a mar/12) o consumo médio nos 415 municípios da área de concessão da distribuidora, deverá crescer 3,7% em relação ao período de abril a outubro de 2011. Para os clientes da classe Residencial, a previsão é que neste verão o consumo médio aumente 8,9% em relação ao período de abril a outubro do ano passado.

A variação é justificada, principalmente, pela utilização de aparelhos de climatização para amenizar o calor. Equipamentos como geladeiras e condicionadores de ar apresentam aumento de desempenho para compensar a alteração climática. Para não ser surpreendido no final do mês, o consumidor deve adotar hábitos econômicos evitando desperdícios. A Coelba alerta que os maiores vilões do consumo são os excessos com ar condicionados, chuveiros elétricos, ferros de passar e fornos elétricos. Refrigeradores mal vedados e em precário estado de conservação também podem onerar a fatura de energia.

Embora tentadores no verão, os climatizadores e condicionadores de ar não devem permanecer ligados por longos períodos. A manutenção e limpeza constantes desses aparelhos, além de higiênico, contribuem para um desempenho mais econômico. A sujeira acumulada dificulta a passagem do ar exigindo mais potência e, consequentemente, um maior consumo de energia. A utilização do timer (temporizador) para evitar o funcionamento desnecessário do condicionador de ar ajuda na economia. Após refrigerado o ambiente, o usuário pode recorrer a ventiladores para manter o clima agradável.

A Coelba também alerta para as geladeiras. Quando em mau estado, elas chegam a representar 30% do consumo de uma residência. Uma dica de cuidado e economia é que freezer e geladeiras devem ser instalados em locais ventilados, longe de qualquer fonte de calor e com espaço mínimo de 15 centímetros de paredes e armários. Outra orientação é observar periodicamente a borracha de vedação que, uma vez ressecada, é causa de um dos maiores desperdícios de energia.

No caso do chuveiro elétrico, o recomendável é colocá-lo na posição “verão”. Quanto mais baixa a temperatura da água, menor o consumo de energia. Os fornos e os ferros elétricos somente devem ser usados quando necessário. Na hora de secar as roupas pode-se evitar a centrifugação da máquina de lavar, reduzindo o tempo do ciclo de lavagem. Com o aumento da temperatura externa, as roupas secam rapidamente quando expostas ao ar livre.

Como o verão estimula as pessoas a promoverem encontros e comemorações, a Coelba lembra que, se for usar churrasqueiras e grelhas, a melhor opção é substituir os itens elétricos por modelos a carvão ou a gás. Também ressalta que o uso de aparelhos de som em alto volume resulta em maior gasto de energia. Para obter uma iluminação eficiente, as lâmpadas incandescentes devem ser substituídas pelas fluorescentes compactas. Além de iluminarem melhor, economizam cerca de 80% de energia elétrica e chegam a durar oito vezes mais que as comuns.

Para obter um consumo eficiente de energia e garantir contas livres de inconvenientes, a Coelba aconselha o consumidor a ter atenção no momento da compra de eletrodomésticos. É importante optar por produtos que apresentam o Selo Procel – que indicam os aparelhos mais eficientes e que consomem menos energia.

Dicas de uso eficiente da energia elétrica

No ar condicionado

• O condicionador de ar é um dos eletrodomésticos de maior consumo de energia. Utilize-o apenas o estritamente necessário e mantenha portas e janelas bem fechadas para evitar entrada de ar do ambiente externo.

• Verifique o correto funcionamento do termostato; regulando-o adequadamente (25º).

• Se possível, instale o aparelho onde ele não fique exposto ao sol.

No chuveiro

O chuveiro elétrico é responsável por cerca de 25% do consumo de uma residência

• Limite seu tempo debaixo da água quente ao mínimo indispensável.

• Não tente aproveitar uma resistência queimada, isso aumenta o consumo.

• Nos dias quentes, mantenha a chave de temperatura na posição “verão” (na posição “inverno”, o consumo é aproximadamente 30% maior).

No televisor

O televisor é responsável por cerca de 5 a 15% do consumo total de uma residência.

• Não deixe o televisor ligado sem necessidade.

• Não durma com o televisor ligado. Evite acidentes.

• Não tente consertar o televisor: mesmo desligado existe o risco de choque

Na geladeira

A geladeira é responsável por cerca de 30% do consumo total de uma residência.

• Coloque a geladeira em local ventilado, afastada de paredes, fora do alcance dos raios solares e distante de fogões e estufas.

• Não use a parte traseira da geladeira para secar panos ou roupas.

• Não deixe aberta, nem fique abrindo desnecessariamente.

• Não coloque alimentos quentes na geladeira.

• Verifique se as borrachas de vedação da porta estão em bom estado.

• Descongele sua geladeira regularmente.

• Observe as recomendações do fabricante.

Na máquina de lavar

A máquina de lavar roupa consome 2 a 5% do consumo total de uma residência.

• Procure lavar de uma só vez a quantidade de roupa indicada pelo fabricante.

• Utilize a dosagem correta de sabão para que você não tenha de repetir a operação enxaguar.

• Leia com atenção o manual do fabricante para tirar maior proveito de sua máquina de lavar.

Na iluminação

A iluminação é responsável por cerca de 20% do consumo total de uma residência. Habitue-se a apagar as lâmpadas dos ambientes desocupados.

• Evite acender qualquer lâmpada durante o dia, utilizando melhor a iluminação natural.

• As lâmpadas fluorescentes dão melhor resultado, duram mais e gastam menos energia.

• E lembre-se: lâmpadas de maior potência consomem mais energia.

Planilha comparativa de lâmpadas

Incandescente de 40W – Fluorescente compacta de 9W

Incandescente de 60W – Fluorescente compacta de 15W

Incandescente de 100W – Fluorescente compacta de 23W

Fluorescente tubular de 20W – Fluorescente tubular de 16W

Fluorescente tubular de 40W – Fluorescente tubular de 32W

No ferro elétrico

O ferro elétrico é responsável por cerca de 5 a 7% do consumo total de uma residência. Habitue-se acumular a maior quantidade possível de roupas, para passá-las de uma só vez.

 • Use a temperatura indicada para cada tipo de tecido, no caso de ferro automático.

• Quando precisar interromper o serviço, desligue o ferro.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Governo Lula decide não adotar horário de verão em 2024

post-image

O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (16), que o horário de verão não será retomado neste ano. A decisão foi tomada durante reunião que avaliou os impactos econômicos e energéticos da medida.

Segundo o governo, o benefício econômico da mudança de horário não justifica a sua adoção, sendo mantido o horário convencional em todo o país. O ministro havia dito anteriormente que a medida só seria adotada se fosse “estritamente necessária”.

O que aconteceu

Governo desiste do retorno do horário de verão. De acordo com Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, houve zelo e cuidado ao fazer esse debate. Especialistas se reuniram dez vezes nos últimos 45 dias para tratar do do assunto. “Chegamos à conclusão de que não há necessidade para este verão. Temos a segurança energética assegurada. É o início de…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Jerônimo promete pleitear com Lula investimentos para Juazeiro

post-image

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, nesta quarta-feira, 16, que deve continuar pleiteando investimentos para Juazeiro junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A cidade será gerida a partir de janeiro de 2025 por Andrei da Caixa (MDB).

Jerônimo citou as obras realizadas no município e frisou a importância da parceria com o governo federal.

“Existem ações de infraestrutura acontecendo, as nossas escolas todas de Juazeiro estão ou já novas, ou modernizadas, o hospital está quase pronto, com ampliação de serviços que não eram de alta complexidade fornecidos. Em parceria com o governo federal, estamos fazendo a passagem urbana, viadutos dentro da cidade, aquela pista é ruim demais. Vamos continuar pleiteando com o Lula mais investimentos em infraestrutura, e no nosso caso, a iluminação de uma avenida, fora os investimentos”, iniciou Jerônimo.

Política

Tebet diz que ‘chegou a hora’ de revisar a estrutura de gastos do Brasil

post-image

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou após reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que o momento é de discutir medidas de revisão de gastos estruturantes que a “política permite”, ainda que não sejam ideais ou da forma como a equipe econômica gostaria de tocar. Os assuntos deverão tramitar via Proposta de Emenda Constitucional (PEC) ou projeto de lei ordinária.

“Essa é a segunda etapa. É aquela que a política permite, que o momento político permite, lembrando que nós estamos há praticamente dois meses e meio do final do ano legislativo. Vamos colocar na mesa políticas públicas ou revisão de gastos que possam algumas começar e serem aprovadas até o final do ano e outras que começarão o debate este ano e que poderão ser aprovadas, se for vontade do Congresso Nacional, no primeiro trimestre, primeiro…

Read More
Relevantes Sem Categoria

Produção de grãos terá crescimento recorde de 8,3%, prevê Conab

post-image

Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a produção de grãos no Brasil terá crescimento recorde de 8,3% na temporada 2024/25, chegando a 322,47 milhões de toneladas. Se confirmado, o resultado representa acréscimo de 24,5 milhões de toneladas na comparação com o ciclo anterior.

A projeção consta do 1º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, divulgado nesta terça-feira (15). Em termos de área, o crescimento estimado é de 1,9%, totalizando 81,34 milhões de hectares a serem utilizados nesta safra.

Segundo a Conab, a área destinada à produção de arroz é 9,9% maior do que a utilizada no ciclo anterior. Essa alta foi percebida em todas as regiões do país, sendo de forma mais intensa no Centro-Oeste (33,5%) e no Sudeste (16,9%).

“Só em Mato Grosso, os produtores vão destinar mais de 133…

Read More
Juazeiro Política

Prefeito eleito, Andrei cumpre extensa agenda em Salvador buscando investimentos e parcerias para transformar Juazeiro

post-image

O prefeito eleito, Andrei Gonçalves (MDB), iniciou a semana com uma série de importantes reuniões em Salvador, nesta segunda-feira (14), buscando parcerias estratégicas para alavancar o desenvolvimento da cidade. Acompanhado de seu vice, Tiano Félix (PT), dos deputados estaduais Zó (PCdoB) e Roberto Carlos (PV), Andrei esteve na SEINFRA, CAR, Secretaria de Educação e CERB, onde tratou de temas fundamentais para o futuro de Juazeiro.

Nas reuniões, foram discutidos projetos para melhorar a infraestrutura da cidade e da zona rural, agricultura familiar e a educação do município. Entre as pautas prioritárias estavam a obra da estrada do Salitre, a recuperação das estradas de Itamotinga e Maniçoba, além da pavimentação na sede e na zona rural. “Vamos trazer de volta o bem-estar para quem vive no campo e precisa de estradas melhores para trabalhar e transportar seus produtos,” afirmou Andrei.

Política Relevantes

Quinto voo da FAB com 220 repatriados do Líbano chega a SP

post-image

O quinto voo da Força Aérea Brasileira (FAB) que resgatou brasileiros do Líbano pousou às 6h06 da manhã desta segunda-feira (14) na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos. Estavam a bordo 220 repatriados e dois animais de estimação, no voo que integra a Operação “Raízes do Cedro”, coordenada pelo governo federal.

Iniciada em 2 de outubro, a operação já repatriou um total de 1.105 brasileiros e 14 animais de estimação do Líbano. Segundo a FAB, também foram transportadas 43 toneladas de donativos, como insumos hospitalares e cestas básicas, para ajudar vítimas no Líbano.

A logística de repatriação envolve o uso de aeronave e de servidores da Força Aérea Brasileira e um intenso trabalho de articulação do Itamaraty. Segundo o governo federal, a comunidade brasileira no Líbano tem cerca de 20 mil pessoas, dos…

Read More
Política

Lula sanciona Acredita, que concede crédito a empreendedores

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou projeto de lei que institui o Acredita no Primeiro Passo.

O programa é uma iniciativa do governo federal que oferece linhas de crédito para pequenos empreendedores. O ato foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União da quinta-feira (10).

Entre as propostas para os empreendedores previstas no Acredita está a criação do Programa de Crédito e Financiamento de Dívidas de Microempreendedores Individuais e Microempresas (Procred 360), que concede crédito a MEIs e microempresas.

O programa também institui o Desenrola Pequeno Negócio, que permite a renegociação de dívidas de MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte com instituições financeiras. A medida busca beneficiar empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões e dívidas em atraso há mais de três meses.

Política Relevantes

Lula sanciona Lei do Combustível do Futuro

post-image

O presidente Luiz Inácio da Silva (PT) sancionou, nesta terça-feira (8), a Lei do Combustível do Futuro. O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional em 11 de setembro, e sancionado nesta terça, durante a feira Liderança Verde Brasil Expo, na Base Aérea de Brasília.

A norma estabelece regras para a expansão da produção e do uso de biocombustíveis como biodiesel, etanol, biometano, diesel verde e SAF (aviação). A proposta 5216/2023, de autoria do deputado Otto Alencar Filho (PSD/BA), foi incluída no texto final.

De acordo com o deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA), a lei é importante porque vai contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa. “Dessa forma, o país vai conseguir cumprir as metas propostas pelo Brasil no Acordo de Paris. Além disso, também vai ajudar a reduzir a elevada dependência do Brasil…

Read More