Sendo no Brasil o São João praticamente uma festa exclusiva do Nordeste, a conciliação das datas de ambos os eventos, bem como a mescla entre os elementos simbólicos desses episódios acabam por tornar, a cada quatro anos, a Copa do Mundo, nessa região, um evento tão peculiar quanto a festa junina.
Acontece que, no Nordeste, a Copa é celebrada em meio a uma época de fartas comidas e trajes xadrez, em meio à quadrilha e em tempo de acender fogueiras. As bandeirolas, que enfeitam o céu das ruas e praças e que caracterizam o festejo, deixam de ser coloridas e passam a exibir um mosaico nas cores verde e amarelo da bandeira nacional. As bombas, artigos indispensáveis na festa junina, também são comumente usadas para celebrar os gols e vitórias.
Pelo menos, é isso que acontece nas cidades nordestinas Petrolina e Juazeiro. Agora, faltando menos de um mês para o Mundial, um dos questionamentos que começa a ser levantado é: cadê as ruas sendo enfeitadas, as bandeiras nas janelas, nos carros e o entusiasmo? Uns até questionam que a ausência desses elementos seria um reflexo do movimento “Não vai ter Copa”. De fato os preparativos ainda seguem a passos lentos em vários lugares, inclusive nas cidades que sediarão os jogos. Contudo, ainda é cedo para que se tire essa conclusão.
Em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde o movimento específico e tantos outros protestos tiveram mais força, os preparativos – que já começaram a aparecer pelas ruas – mostram que o povo não deixou de criar expectativas para o mega-evento. Quem dirá nos interiores.
Juazeiro terá concurso para decoração de ruas para Copa
Portanto, não há motivos para precipitadas críticas sobre os preparativos da Copa. Ainda está em tempo! E, embora ainda não esteja evidente em Petrolina e Juazeiro, não há razões para estranhamento… Primeiro porque, pelo menos nos últimos tempos, as duas cidades jamais se anteciparam tanto nos preparativos; segundo porque as informações passadas pelas Secretarias de Cultura de Petrolina e de Juazeiro são de que, como nos outros anos, há sim ações visando à ornamentação da cidade e à realização de concursos para premiar as iniciativas coletivas de decoração de ruas, como alguns bairros/moradores e escolas costumam fazer.
Os cidadãos juazeirenses interessados em participar devem comparecer à Secretaria de Cultura e Juventude, localizada na orla da cidade, para fazer as inscrições, que ficam abertas até o dia 30 desse mês, e ter acesso ao regulamento. No caso dos petrolinenses, maiores informações podem ser encontradas no Protocolo da Secretaria Executiva de Cultura, no Centro de Convenções, das 8h às 13h.
Equipe Chuteiras Fora de Foco




