As novidades da agricultura irrigada, a ampliação dos negócios do setor e a produção familiar de alimentos dão a tônica à 25ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), que foi aberta na noite desta quarta-feira (28) e segue até o dia 31 de maio, sábado, no Centro de Convenções Nilo Coelho em Petrolina (PE).
Bastante prestigiada, a abertura oficial da feira contou com a presença de empresários do setor e de diversas autoridades, a exemplo do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, que destacou a importância da agricultura irrigada para a promoção do desenvolvimento do semiárido.
O prefeito de Petrolina, Julio Lóssio abriu oficialmente a feira ao lado do prefeito de Juazeiro (BA), Isaac Carvalho, que sediará a Fenagri em 2015. Elmo Vaz fez um breve histórico da chegada da irrigação ao polo Juazeiro-Petrolina, pelas mãos da Codevasf, empresa pública federal que neste ano completa 40 anos.
“O ex-deputado Manoel Novaes é considerado o grande patrono da Codevasf. Ele trouxe o que hoje a empresa realiza após conhecer o modelo na região do Tennessee, nos Estados Unidos, que tem características parecidas com o semiárido nordestino. A história da Codevasf se confunde com a história do desenvolvimento de Petrolina e Juazeiro. A empresa é sem sombra de dúvida a grande propulsora, incentivadora e motivadora da irrigação no Nordeste”, afirmou o presidente.
Ele destacou ainda as parcerias importantes que vêm sendo feitas pela Codevasf ao implantar tecnologias para a expansão da irrigação, como a parceria com a Embrapa Semiárido para a introdução de novas culturas na região. “É a capacidade da Embrapa que vem desenvolvendo culturas nunca pensadas para o semiárido nordestino, como maçã, pera e cacau”, assinalou. Ainda segundo o presidente da Codevasf, outro grande desafio é ampliar a inserção do produtor familiar na agricultura irrigada.
“Não é a toa que a presidenta Dilma Rousseff lançou, na última segunda-feira, o Plano Safra 2014-2015, que está destinando cerca de R$ 25 bilhões para a agricultura familiar. E estamos aqui apoiando o segmento com quatro estandes, com o dos produtores do Pontal Sequeiro, a produção orgânica, os exemplos do perímetro Bebedouro e toda a produção do sistema de irrigação Itaparica que apoiamos em parceria com a Chesf”, acrescentou Elmo Vaz.




