O leal nem sempre consegue se manter fiel, mas sempre falará a verdade ao outro. Nossa lealdade com Deus nos leva a confessar nossas culpas e rogar o Seu perdão. Nossa lealdade a amigos e familiares nos impõe sermos honestos sobre o que pensamos e sentimos. Nas relações de amizade ela é posta à prova quando precisamos dizer a verdade aos amigos. Nem sempre o conseguimos, por medo de frustrá-los, magoá-los ou sermos incompreendidos e rejeitados.
Daí, optamos pela mentira, produzimos arremedos de verdade, ajustamos discursos para parecerem sinceros e tudo com a única finalidade de enganar ao amigo e parecermos leais. Isso não é certo, não é adulto e muito menos cristão.
Precisamos decidir optar por uma lealdade que de uma forma inteligente e objetiva, diplomaticamente se revela ao outro. Penso que amizade sincera só se consolida onde houver lealdade, posto que a fidelidade, das palavras, promessas e ações, nem sempre se mantém, nem mesmo entre irmãos. Pense nisso e decida ser leal aos que você ama, diz ou pensa amar. Não os magoe! Ame-os em sinceridade de alma e de atitudes.
Tenha um dia abençoado Naquele que é Luz e em quem não há trevas alguma.
Que Ele te abençoe e te torne cada dia mais leal, a si mesmo e aos amigos.
Teobaldo Pedro de Jesus, Educador, Psicanalista e Pastor