Uma fiscalização da Agência Estadual de Defesa da Agropecuária da Bahia (ADAB), na manhã de hoje (11), na BR 407 – no trecho da Ponte Presidente Dutra, resultou na prisão de cerca de 1 tonelada de carne que estava sendo transportada para frigoríficos da região.
De acordo com o coordenador regional do órgão, Cléber Nascimento, “a fiscalização tem sido constante nesse trecho para coibir o transporte de carnes oriundas do abate ilegal de animais. Nesta manhã, esse montante de carne foi apreendido em apenas um veículo que continha carne selada e carne de abate ilegal, então, nós não podemos permitir que os frigoríficos da região recebam esse tipo de produto”.
Ainda segundo Cléber, a fiscalização acontece durante 24h em vários postos de divisa de municípios. Além disso, o coordenador alerta a população para que também fiscalize. “Caso o consumidor veja uma carne no frigorífico que não tenha selo ou carimbo de um matadouro, deve imediatamente acionar a Vigilância Sanitária, pois, esta carne pode ter se originado de um abatedouro ilegal e que não segue os critérios de higiene e segurança que o produto precisa ser tratado”.
Caso a população saiba de algum abate ilegal de carne na região pode ligar para os telefones: (74) 3612-1827 ou (74) 3613-7171.