O intuito é erradicar a miséria no município de Petrolina. Para tanto a prefeitura municipal lançou nesta quarta-feira (11) o Programa Petrolina Cidadã, que através de ações objetivas busca retira famílias de situação de extrema vulnerabilidade social. A solenidade foi realizada na sede do programa que se localiza na Rua Aristarco Lopes, 558, Centro.
O Petrolina cidadã, programa criado pelo prefeito Julio Lossio, abrange várias secretarias municipais e operará em sintonia com o Governo Federal, com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com o Instituto Federal de Ensino Superior Técnico (IFET), com a Faculdade de Ciências Aplicadas de Petrolina (FACAPE) e com entidades do Terceiro Setor.
De acordo com uma das coordenadoras, a pedagoga, Celina Ferro, o Petrolina Cidadã é um Programa transversal, que partiu do gabinete do prefeito Julio Lossio, em atenção a um programa federal que combate a miséria, “em nosso município ele (o programa) tem a finalidade de resgatar famílias da estrema pobreza, cuja renda per capita é igual ou menor que R$ 70 (setenta reais) mensais, Queremos transformar a vida dessas pessoas”, explica, acrescentando que em Petrolina existem 30 mil famílias nessa situação. “inicialmente vamos capacitar 2.260 pessoas”.
O coordenador Julio Costa será o responsável pela buscativa, ou seja, por reconhecer e buscar as famílias que serão beneficiadas pelo Petrolina Cidadã. Para tanto vai contar com a colaboração dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município, para identificar as pessoas que possuem situação de extrema pobreza na cidade, os ACS foram capacitados na na terça-feira (10), através do Programa ‘Busca Ativa’ e com a ajuda de aparelhos de tablets farão atuações diretas em domicílios para apuração da situação financeira de cada família da cidade, e atualização cadastral com inserção para as que se encontrarem em situação de extrema pobreza no CadÚnico do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o que permitirá que estas passem a ser contempladas por programas de redistribuição de renda e proteção social, como o Bolsa Família, o Projovem, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) etc.
Segundos os coordenadores, os contemplados pelo programa participarão de cursos de capacitação profissionalizante de média duração nas áreas de culinária, costura, informática, estética, paisagismo, plantio de hortaliças, associativismo, educação financeira, secretariado, pré-vestibular, atendimento no varejo, garçom e garçonete e outros demandados.
“O governo federal, lançou o programa Brasil sem Miséria, aqui em Petrolina estamos lançando hoje o programa Petrolina cidadã, que também busca reduzir a miséria no município”, expos o prefeito afirmando que pela primeira vez é feito um macro programa voltado para o desenvolvimento das pessoas. “Oportunizaremos capacitações às pessoas que vivem em condições de extrema vulnerabilidade social através de inúmeros cursos profissionalizantes que serão oferecidos. Inserindo essas pessoas em programas sociais, estaremos erradicando a miséria e contribuindo de forma positiva para a melhor qualidade de vida das famílias moradoras de Petrolina”, concluiu
Parceiros
O Petrolina Cidadã operará em parceria com o Governo Federal, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e entidades do Terceiro Setor. Além das Secretarias municipais: do Desenvolvimento e do Trabalho, de Saúde, Educação, Desenvolvimento Agrário, Administração, Finanças, Acessibilidade, Ordem Pública e Assessoria de comunicação.
Por Lidiane Souza
Foto: Cristina Duarte