Todos os dias, um verdadeiro batalhão formado por garis e margaridas trabalha incansavelmente nas ruas de Juazeiro. Em vários bairros, as equipes da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) varrem, recolhem lixo e entulho, capinam e realizam pintura de meio-fio. Os trabalhos seguem um planejamento diário que observa a necessidade de cada bairro. Nesta segunda-feira (30), os Mutirões de Limpeza estão concentrados nos bairros Alto da Maravilha, Palmares II, Jardim Universitário, Piranga, Jardim Flórida e Av. Ayrton Senna.
Segundo o gerente de Limpeza da SESP, Jorge Medrado, o trabalho do Governo Municipal visa a preservação, limpeza da cidade e consequentemente o bem-estar da população. Nesse sentido, antes de iniciar as atividades, uma análise é feita no local para saber como será a atuação dos agentes.
O gerente explica que apesar de a limpeza ser realizada permanentemente em Juazeiro, vários pontos de descarte irregular de lixo surge da falta de colaboração de alguns habitantes que de modo constante jogam nas vias e terrenos baldios grandes quantidades de resíduos, tanto domésticos quanto provenientes de obras e reformas.
Segundo Jorge, os mutirões de limpeza da SESP recolheram entre os meses de abril até este mês de junho, mais de 16 mil toneladas de lixo e entulho em várias regiões do município. Os trabalhos envolveram a mão-de-obra dos agentes de limpeza com o auxilio de retroescavadeira e caçambas.
“Diariamente a SESP recolhe lixo e entulho em diferentes pontos da cidade. Mesmo assim, os resíduos voltam a ser colocados nas avenidas, ruas e terrenos baldios. Boa parte do material espalhado é deixado pelos carroceiros que são contratados para transportar restos de construção. Esta ação pode causar muitos problemas para a população como, por exemplo, o aumento indiscriminado de mosquitos”, destacou Jorge.
Para combater este grande volume de lixo, a SESP utiliza diversos meios e equipes que poderiam estar realizando outros tipos de ações em benefício da própria população. Segundo a Gerência de Limpeza da Sesp, a população é a responsável pela destinação adequada do entulho que produz. A Gerência ainda informa que a Prefeitura realiza o serviço de remoção mediante uma taxa no valor de R$ 65,45 por carrada de caçamba de 9 toneladas.








