O programa Globo Rural deu destaque às ações da Codevasf na área de piscicultura, com a veiculação de duas matérias na última semana. A primeira, abordou as ações de educação ambiental e peixamento realizados pela Companhia, por meio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, em Alagoas, na Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo (AL). A segunda, veiculada no dia 16/01, mostrou o trabalho desenvolvido no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros de Bebedouro, em Petrolina (PE), com enfoque nas ações de reprodução de espécies nativas, como o surubim, que são utilizadas na recomposição da ictiofauna do Rio São Francisco.
Com o intuito de promover o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco e Parnaíba, por meio da utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social, a Codevasf opera e mantém sete Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura, sendo dois em Minas Gerais (Três Marias e Gorutuba) e na Bahia (Ceraíma e Xique-Xique), e um nos estados de Pernambuco (Bebedouro), Sergipe (Betume) e Alagoas (Itiúba), além de um Centro de Referência em Pesca e Aquicultura localizado em Parnaíba, no Piauí.
Segundo a gerente de Desenvolvimento Territorial da Codevasf, Kênia Marcelino, “as ações de revitalização realizadas por meio dos Centros Integrados promovem a sustentabilidade da atividade pesqueira com o aumento da oferta de peixes, minimizando os efeitos da sobrepesca; o monitoramento da qualidade da água e o conhecimento dos diversos fatores que influenciam os meios bióticos e abióticos da região. Além disso, as ações de educação ambiental realizadas são uma forma de divulgar a importância da preservação dos recursos pesqueiros da bacia do São Francisco.”
Fonte: Codevasf