Os profissionais em saúde do Centro de Saúde de Curaçá – CSC estão promovendo uma campanha a respeito da prevenção a doenças sexualmente transmissíveis – DSTs. O foco, de acordo com os profissionais, é levar uma mensagem de esclarecimento aos jovens. Participam da Campanha: agentes comunitários e saúde e a Enfermeira-chefe do CSC, Regina Almeida. O trabalho já abrange todas as escolas municipais e estaduais da Sede, onde há o público-alvo definido: jovens e adolescentes.
O trabalho foi realizado por iniciativa da Enfermeira-chefe e dos agentes comunitários de saúde. De acordo com Regina, a ideia surgiu a partir do ‘Programa Saúde na Escola’ – PSE, que visa discutir temas em saúde dentro das unidades escolares e já tem diversos atendimentos a estudantes de escolas municipais desde agosto do ano passado. “Em virtude dos índices de doenças sexualmente transmissíveis em adolescentes, a gente pensou em levar um trabalho de sensibilização diretamente aos jovens.
Um peça teatral feita pelos agentes de saúde trata do assunto de forma descontraída, mas com uma mensagem clara a respeito do problema”, explicou Regina. O principal recurso da campanha foi uma peça teatral que tinha como personagens os cangaceiros ‘Lampião (representado por Wilson Martins) e Maria Bonita (por Jane Oliveira)’. Na encenação, Maria Bonita ensinava Lampião a colocar uma camisinha, simbolicamente no seu fuzil, e explicava a importância do uso desse preservativo numa relação sexual.
Nas apresentações, a exemplo da última, feita no João Matos dia 29/7/2014, ficou perceptível a atenção que o jovem dá à campanha. Todo o trabalho leva menos de 15 minutos, isso torna a apresentação nada cansativa. “A mensagem clara e objetiva é melhor para compreensão. Nós notamos que esse trabalho é necessário e está sendo bem aceito.
A princípio, fizemos somente nas escolas municipais. Mas a peça foi um sucesso, os alunos gostaram, aí entendemos que se fazia necessário estender às escolas estaduais e fizemos em todas. Já recebemos solicitações até para o Projovem (Ação Social) e também para escolas do Interior, a exemplo de São Bento e já estamos nos planejando para isso”, revelou a Enfermeira.
Outras ações, dentro do PSE e por meio do Centro de Saúde, estão sendo feitas e serão divulgadas logo mais, segundo informações dos profissionais em saúde.






