A VII edição da Feira de Caprinos e Ovinos, realizada no último final de semana, entre os dias 8 a 10 de agosto, no distrito de Pinhões contou com dezenas de produtores, representantes de instituições e visitantes. A feira que aconteceu no Parque José Hugo Félix Borges, localizado às margens da BR 235, a 72 km da sede do município de Juazeiro – BA é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com a ACCOSSF e a Associação dos Produtores Rurais do Vale do Rio Curaçá (APROVIC).
A feira que reuniu 70 expositores e uma média de 700 animais, contou com o apoio da UNIVASF, EBDA, IRPAA, ADAB, CESOL, Sebrae, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, Codevasf e dentre outros . Dentro do evento, a Secretaria Municipal de Saúde também se fez presente e distribuiu preservativo, aferiu pressão e disponibilizou a vacina da gripe para a comunidade, além da Estação Cidadania-Unidade Móvel do Centro Integrado de Desenvolvimento Social ter atendido com o serviço de cadastramento do número do NIS e do Bolsa Família.
Segundo os organizadores, aproximadamente 5.000 mil/pessoas circularam nas dependências do parque durante os três dias de exposição, ultrapassando até mesmo as expectativas dos idealizadores do evento.
Rubenilson Carvalho, presidente da APROVIC revelou enorme satisfação com o crescimento da feira e com a quantidade de animais que foi exposto. “As expectativas foram superadas, o número de animais foi superior ao ano passado, batendo o recorde de todos os outros distritos. Estamos satisfeitos com os resultados positivos que o pequeno criador vem tendo, com a troca de experiência aqui e o seu crescimento no campo”, afirmou Carvalho ressaltando a parceria do governo municipal.
Segundo o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Pinhões e do Vale do Rio Curaçá, Nicanor Duarte, com a realização das feiras a vida do produtor no campo melhorou. “A feira hoje é uma realidade para o município, temos animais rústicos e com melhoramento genético. O objetivo é que o produtor conheça raças melhores. Essa feira inova quando apresenta a cabra leiteira, um avanço porque a região não tem essa aptidão e estamos trazendo para que a comunidade conheça como é a produção do leite”, disse o produtor e presidente da associação.
Para o produtor de Senhor do Bonfim, Álvaro Araujo, que participou de todas as feiras, essa edição contribuiu muito para seu crescimento como criador e proporcionou a divulgação e comercialização de seus animais. “Todas as feiras foram muito lucrativas e de muito aprendizado para melhor criação dos meus animais. Parabenizo a prefeitura de Juazeiro que vem investindo muito na ovinocultura da nossa região”, declarou.
O produtor de Curaçá, Luiz Carlos, participou pela primeira vez da feira, e disse ter ficado satisfeito com o que foi oferecido aos criadores e visitantes. “É visível o grau de organização que a feira tem. Tive ótimos resultados e aprendi bastante com as palestras oferecidas”, comentou o criador.
Além da exposição e venda de animais, a feira contou com a realização de palestras, concursos, oficinas, concurso leiteiro e apresentações culturais. De acordo com o coordenador do evento, José Wilson Chaves o foco deste ano foi a cadeia produtiva do leite na região. “Nós estamos no primeiro ano depois da grande estiagem e o resultado visto é a qualidade dos animais e o produtor muito satisfeito. O projeto hoje esta consolidado, e já temos para o próximo ano a meta de atingir outros elos da cadeia, a exemplo do leite, que pretendemos expandir e trabalhar o primeiro festival de doce de leite, no distrito de Juremal”, ressaltou.
O destaque da feira foi o concurso leiteiro. “Nas edições anteriores ministrávamos as palestras para a produção e armazenamento de forragem, hoje trazemos assuntos sobre economia rural, para o produtor ter custo e benefício no campo. O diferencial desse ano foi o concurso leiteiro. É importante discutir sobre a produção do leite em nossa região, visando o crescimento dos criadores desse segmento no município”, finalizou Chaves.
ASCOM






