Nesta terça-feira (12), na Secretaria de Educação e Esportes, ocorreu uma reunião sobre a participação dos atletas do município na etapa nacional dos Jogos da Juventude, que acontecerá em Londrina. Participaram da reunião o secretário Clériston Andrade, a coordenadora dos Jogos Escolares, Iracelma Marins, o gerente de Esportes, José Carlos Santana, os atletas e os treinadores Tony Martins, Ubiratan Cunha e Maxwel Oliveira.
Os atletas Elisabeth dos Santos – Escola José de Amorim (Salitre), 2º lugar nos 250m de corrida -, Ellen Monique Rocha – Escola José de Amorim (Salitre) 2º lugar no Dardo -, André Luiz Cajuí – Escola Rural do Mandacaru 2º lugar no salto em altura – e Tácio Bulhões – 1º lugar no salto em altura – participaram dos Jogos Escolares em Juazeiro, depois representaram a cidade na etapa Estadual em Salvador e agora irão disputar os Jogos no Paraná.
A Prefeitura irá custear a ida dos atletas e treinadores e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB) a manutenção dos atletas durante a competição. De acordo com a coordenadora dos Jogos Escolares de Juazeiro, Iracelma Marins, essa ida dos atletas juazeirenses à etapa nacional só está sendo possível porque tudo foi conduzido com muita organização. “Os jogos daqui aconteceram na data favorável e a SEDUC disponibilizou equipamento necessário para os treinos”, disse.
Os atletas demonstravam satisfação e alegria por fazerem parte de todo esse processo. “Ter ido competir em Salvador já foi muito emocionante porque a gente teve a oportunidade de conhecer a capital e ainda conseguir uma medalha. Agora iremos disputar nacionalmente e conhecer gente de todo o Brasil. E só foi possível a gente treinar porque a SEDUC nos deu essa condição”, exalta André Luiz, que é aluno da Escola Rural do Mandacaru.
Ubiratan Cunha Andrade é professor da Escola Iraci Nunes, em Itamotinga, que teve o ganhador do 1º lugar no salto em altura. Ele está confiante em um bom resultado para seus alunos. “Eles treinam bem, são confiantes e têm uma vontade enorme de vencer, então eu acredito que iremos voltar, mais uma vez, com medalhas”, avalia.
Alunos de escolas públicas do município que nunca haviam saído de seus distritos, agora irão disputar jogos em outro Estado. Para o secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, isso é um motivo de grande alegria e orgulho. “Eu fico muito orgulhoso, muito feliz e muito grato, sobretudo a essa iniciativa do prefeito Isaac em unir Esporte e Educação. Esses meninos terão uma experiência pessoal maravilhosa e a primeira vez em outro Estado, interagindo com outros atletas”, frisou.
O secretário também ressaltou que o município de Juazeiro tem dado passos importantes no sentido de trabalhar o esporte desde a base. “Nosso objetivo é fazer com que o aluno entenda o esporte como um instrumento de qualidade de vida e também de socialização, e não apenas como competição. Ainda que eles não se transformem em atletas profissionais, essa experiência significativa marca a vida deles”, ressalta Clériston


