Móveis e equipamentos velhos, garrafas, embalagens plásticas e muitos resíduos. Estes são alguns dos itens despejados irregularmente nos canais do município e que a Secretaria de Serviços Públicos (SESP), através da Gerência de Máquinas e Equipamentos, recolhe nas ações de limpeza que garantem a conservação do espaço e a prevenção de doenças. O órgão da Prefeitura de Juazeiro desenvolve as ações de forma planejada a fim de atender todos os bairros.
Esta semana, os trabalhos estão concentrados no canal “Mulungu Remanescente”, no trecho que corta o bairro Itaberaba. A remoção dos resíduos e vegetação é realizada com o auxílio de uma máquina hidráulica PC 200 e depositado temporariamente nas bordas para o escoamento da lama.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Lopes, a ação faz parte de um planejamento estratégico. “Estamos dando continuidade a mais uma intervenção que tem uma grande eficácia em relação à limpeza urbana. A ação reduz a proliferação das muriçocas, além de melhorar a vida da população que mora nas proximidades dos canais, evitando inundações em períodos de chuvas”, finalizou o secretário.
Eduardo informa ainda que a limpeza executada nos canais do município é realizada a cada três meses, mas para obter êxito nesse serviço o governo municipal necessita que a população esteja engajada na colaboração da manutenção, já que jogar lixo nos canais é uma prática comum e que pode ser vista diariamente em vários pontos da cidade.




