O município de Petrolina, se prepara para a festa do dia de sua padroeira, Nossa Senhora Rainha dos Anjos, que é comemorado nesta sexta-feira (15). As celebrações deste ano acontecem na Igreja Matriz, no centro da cidade, por conta da reforma na Catedral, local onde eram realizadas as comemorações tradicionalmente.
De acordo com o Padre Francisco Ferreira, a programação foi montada pensando em contemplar o maior número de pessoas. “Serão duas missas pela manhã e a missa maior no período da tarde depois da procissão. As três celebrações acontecem porque muita gente quer participar, mas nem todos podem em determinados horários. Algumas pessoas mais idosas preferem ir pela manhã e não podem ir para a procissão, por exemplo. Os horários diferentes são para que todos tenham seu momento para celebrar e agradecer a Deus”, explicou.
As celebrações em homenagem à Nossa Senhora Rainha dos Anjos começam às 7h30 com a missa paroquial festiva na Igreja Matriz, presidida pelo Monsenhor Milton Porfírio dos Santos e com pregação de José Gilvan Nunes, pároco da Paróquia Santo Antônio. A partir das 10h, a missa solene que será presidida pelo bispo da diocese de Petrolina, Dom Manoel dos Reis de Farias e com pregações de Dom Paulo Cardoso, bispo emérito da cidade será realizada no pátio do Colégio Dom Bosco, no centro de Petrolina.
A programação segue, às 12h, com uma queima de fogos e um repicar de sinos na Igreja Matriz. A partir das 17h sai da Igreja Matriz a procissão que percorre a Rua Aristarco Lopes, seguindo pelas avenidas Joaquim Nabuco, Cardoso de Sá, Rua Zélia Matias, Avenida da Integração, Avenida Guararapes e finaliza na Praça Dom Malan onde será celebrada uma missa na Concha Acústica.
Segundo o Padre Francisco Ferreira, este é o momento mais esperado das comemorações. “Esse é o ponto alto da festa, que vai lotar as ruas. Todos os anos, milhares de pessoas comparecem, este ano devem participar mais de 30 mil pessoas”, declarou. A Santa Missa vai ser realizada ao lado da Igreja Catedral e fecha as celebrações do dia e também do novenário da santa que começou no dia 6 de agosto.
G1 Petrolina




