Cerca de 58 cidades do Sertão de Pernambuco permanecem em situação de emergência. Segundo relatório divulgado pela Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambucano (Codecipe) no mês de julho, os municípios estão com os níveis hídricos abaixo das condições satisfatórias, em decorrência dos efeitos da estiagem.
Entre as cidades nessas condições estão Afrânio, Araripina, Belém de São Francisco, Bodocó,Cabrobó, Cedro, Dormentes, Exu, Granito, Ipubi, Lagoa Grande, Moreilândia, Orocó,Parnamirim, Petrolina, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista, Serrita, Terra Nova e Trindade e mais 36 cidades pernambucanas.
No Sertão, são 571,692 pessoas afetadas com a seca, distribuídas nos 56 municípios. Para conter os efeitos do fenômeno natural, as cidades estão sendo atendidas pela Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro.
Além disso, o decreto habilita o fortalecimento das ações que já vinham sendo feitas nas áreas afetadas pela estiagem, como a distribuição de caixas d’água e filtros, recuperação de barragens, e instalação de poços. Além de possibilitar obras na área de reestruturação, a decisão é importante para a captação de recursos junto aos ministérios.
Em Pernambuco, 1.291,185 milhão pessoas são afetadas pela estiagem, são 258,237 mil famílias atingiadas e um total de 124 cidades, contabilizando Sertão e Agreste pernambucano, sendo 121 reconhecidos pelo Governo Federal.
G1 Petrolina