O Escritório das Nações Unidas para a Coordenaçãod e Assuntos Humanitários (Ocha, sigla em inglês) traz dados calamitosos: o número de pessoas em todo o mundo que requisitam ajuda humanitária nunca foi tão alto na história.
Um dos países que mais necessitam de ajuda humanitária, segundo a ONU, é a Síria, onde quase meta da população – 10,8 milhões de pessoas – precisa de assistência. A guerra civil instalada na região é cidata pela Organização como a maior crise humanitária do mundo de hoje. Esta terça-feira (19) é comemorado pelo órgão o Dia Mundial da Ação Humanitária, próprio para tentar sensibilzar as pessoas para as questões humanitárias e os esforços de cooperação internacional.
A data faz referência ao maior ataque já sofrido por uma sede da Organização das Nações Unidas (ONU), ocorrido há mais de 11 anos em Bagdá, o que resultou na morte de 22 funcionários – entre eles o brasileiro Sergio Vieira de Mello que, na época, atuava como representante especial do secretário-geral da ONU para o Iraque.
BN