Abrindo as comemorações para o Dia da Fotografia celebrado mundialmente nessa terça-feira,19, o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas de Petrolina, CAPS-AD, está realizando um momento de muito entretenimento e conhecimento tecnológico para os seus usuários. Durante toda a manhã, pacientes da unidade foram a campo e com o auxílio de máquinas fotográficas portáteis puderam fazer vários registros de imagens e conhecer e compartilhar a ideia do “olhar observador”.
A unidade de saúde mental é pioneira na iniciativa de aproximar os usuários em tratamento às novas tecnologias e potencialidades das câmeras fotográficas, ao todo cerca de quarenta paciente participaram nessa amanhã da ação. O espaço arborizado da unidade fez com que o aposentado, José Coelho, percebesse a beleza das plantas. “O verde sempre representou a vitória e a esperança para quem está conseguindo sair do uso de drogas”, explicou.
Na quinta feira, 21, acontecerá, na sede da própria unidade, com a professora acadêmica e especialista em fotografia e fotojornalismo, Silvia Nonato, palestra sobre a história da fotografia, imagens e enquadramentos e orientará a todos os usuários do CAPS AD sobre a “arte do fotografar”.
A coordenadora da unidade de saúde mental, Helena Kedma, fala sobre a ação, “Possibilitamos sempre que cada usuário possa perceber o quanto são capazes de inovar, nossas ações com os pacientes dos serviços, são contextualizadas e sempre focadas na melhoria da saúde mental dos usuários”, enfatizou.
ASCOM-Saúde