O Barcelona recebeu uma péssima notícia na manhã desta quarta (20). O Comitê de Apelações da Fifa rejeitou o recurso do clube espanhol e não poderá fazer contratações em 2015.
De acordo com a Fifa os problemas foram detectados pelo sistema “Transfer Matching System” (FIFA TMS) entre 2009 e 2013. Nesse período, o Barcelona contratou vários jogadores para sua equipe principal e para o o Barcelona B.
Em abril, quando foi divulgada a punição , o a Fifa classificou como “grave” a postura do clube e da Federação Espanhola em relação a contratação de jovens não-espanhóis.
Dessa forma, o Barcelona deverá cumprir a proibição e não poderá inscrever jogadores (espanhóis ou estrangeiros) durante duas janelas de transferências seguidas a partir da próxima, em janeiro de 2015, retornando apenas em 2016.
Além disso, o clube deverá pagar uma multa de 450 mil francos suíços (R$ 1,1 milhão). Além do Barcelona, a Federação Espanhola também foi punida com a a decisão, e terá que pagar multa de 500 mil francos suíços (R$ 1,2 milhão).
A Fifa concedeu o período de 90 dias para que o Barcelona regularize a situação dos jogadores menores de idade.
O Barcelona já declarou que vai recorrer da decisão junto ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), tentando ao menos uma nova redução da pena. Em primeira instância, a apelação foi aceita, no final de abril .
Correio