Núcleo de Arte e Educação Nego D’Água comemora 11 anos

Por Caio Alves

_DSC7995
Foto: Mirielle Cajuhy

Cinema, hip hop, quadrilha, percussão, mostras culturais, bolo e muita festa. É o que terá hoje, às 18h, na Casa da Cultura do Núcleo de Arte e Educação Nego D’Água (Naend’a), no bairro do Kidé, em Juazeiro. Essa comemoração é pelo os 11 anos de atividade do Naend’a.

Para saber como funciona o instituto, o Diário da Região visitou a Casa da Cultura e o Ponto de Leitura Nego D’Água, e entrevistou o coordenador do espaço da Casa da Cultura, Júnior Barbosa.

Júnior é estudante do 5º período de ciências sociais da Univasf, e ele se considera um fruto do Naend’a. “Comecei aqui em 2008 fazendo oficina de teatro e de comunicação com o pessoal da Uneb, e depois fui ser voluntário, escrevia alguns releases, tirava foto para o nosso blog, cuidava um pouco dessa parte de comunicação”, explicou.

D.R.: Como surgiu a organização?

_DSC7984
Foto: Mirielle Cajuhy

Júnior Barbosa: O Núcleo de Arte e Educação Nego D’Água (Naend’a) surgiu em 2001, através de uma formação sobre arte-educação que aconteceu aqui na cidade, promovida pela as ONGs CRIA, OAF, Bagunçaço, Casa das Filarmônicas e Circo Picolino, e contou com a participação de mais de mil crianças e adolescentes e teve a formação de mais de 30 arte-educadores. E muitas dessas pessoas que fizeram essa formação eram daqui do Kidé, elas acabaram se voltando para um espaço aqui do bairro, e começaram a dar diversas oficinas (circo, capoeira), com núcleos pequenos, ainda. Mas o projeto foi crescendo, pois a comunidade tinha uma demanda muito grande, antes não existiam todos esses projetos sociais do governo na área de educação, e isso era uma grande demanda aqui para a comunidade.

Em 2001, as pessoas se reuniam em outra sede, que era na Rua Dois daqui do bairro, e como foi tomando uma proporção maior, viemos para esse espaço que hoje é a sede do Naend’a, a Casa da Cultura, era um local abandonado na comunidade, então as pessoas fizeram mutirões para arrumar e começaram a ocupar para desenvolver as atividades.

Já temos mais de 12 anos, mas enquanto instituição registrada, temos 11 anos, que completamos no dia 15 de agosto.

Então, o Naend’a surgiu dessa necessidade de ter uma política voltada para a arte-educação aqui na cidade, principalmente voltada para a comunidade do Kidé, que é a comunidade onde ela tem a sua sede hoje.

_DSC8041
Foto: Caio Alves

D.R.: Os educadores do projeto são daqui do bairro?

Júnior: A maioria dos arte-educadores é daqui da comunidade. Mas tivemos contribuições de outros setores, jornalista, advogados, de pessoas que contribuíram de alguma forma para a instituição. É um trabalho contínuo de formação aqui dentro, e depois as pessoas buscam outros espaços fora daqui.

D.R.: Como a instituição se mantêm?

Júnior: A manutenção do projeto é através de doações e das inscrições que fazemos nos editais a nível municipal, estadual e federal. E através de organizações como bancos, o Criança Esperança e doações da comunidade.

Tivemos dois projetos no Criança Esperança. Mas todos esses projetos têm um prazo de um ano. Então submetemos o projeto aos editais que eles abrem. Então esse ano, não estamos com a parceria do Criança Esperança. Estamos com outro financiador, que é o Itaú Social.

_DSC8060
Foto: Caio Alves

D.R.: Quais as atividades desenvolvidas aqui no Naend’a?

Júnior: Já tivemos uma diversidade maior de oficinas. Já tivemos balé, dança popular, dança contemporânea. Mas hoje estamos com seis oficinas, circo, percussão, capoeira, teatro, filarmônica. Além do Ponto de Leitura, que é um ambiente paralelo à Casa de Cultura, mas os alunos frequentam os dois espaços, e temos ainda o Cine Nego D’Água, que é uma atividade que desenvolvemos com as escolas, e é voltada para esse público de criança e adolescente.

D.R.: Quem pode frequentar o Naend’a? E o que é preciso para participar das atividades?

Júnior: A maioria é criança e adolescente, de sete aos 16 anos. Mas alguns permanecem há mais tempo, gostam de estar aqui nesse espaço desenvolvendo as atividades que eles gostam de fazer.

E a nossa única cobrança é que todos eles estejam frequentando a escola, e se não estiver, aceitamos também. Mas procuramos a família para que esse menino e menina estejam frequentando a escola. Queremos que ele se desenvolva quanto artista e também como cidadão, e que ele ganhe outros tipos de conhecimento.

_DSC7932
Foto: Mirielle Cajuhy

D.R.: Você tem uma média de quantas crianças estão participando atualmente do projeto?

Júnior: Temos uma média de 100 crianças participando. Mas já tivemos outros projetos, com quase 400 crianças. Mas por conta desse processo que o Brasil vem se modificando, através dos projetos sociais e governamentais, o número de crianças nas ONGs vem diminuindo.

Esse ano estamos mudando a dinâmica do nosso projeto. Estamos voltados para a formação artística, mesmo. Vamos aproveitar os grupos que foram mantidos desde o ano passado e produzir espetáculos, e vender a nossa arte. Só depender de editais para manter a ONG, não basta, e com esses grupos vamos tentar a nossa sustentabilidade. Temos que entender que a arte também é um bem de consumo, que pode ser vendida e apreciada. Então, esse ano estamos voltados para a formação e qualificação desses grupos.

_DSC8089
O Ponto de Leitura funciona onde antes era um posto policial.

D.R.: As apresentações dos espetáculos acontecem somente aqui?

Júnior: Não. Apresentamos aqui na comunidade e quando somos convidados a apresentar em outras instituições, em escolas, empresas privadas, e em outros grupos.

D.R.: Onde fica o Ponto de Leitura?

Júnior:  O Ponto de Leitura ocupa um espaço onde antes era um posto policial. Ele foi desativado e transformamos em um local para abrigar alguns livros para a comunidade. Recebemos doações de livros, revistas, material didático para melhorar o nosso acervo.

D.R.: Como serão as comemorações desses 11 anos?

Júnior: A programação de aniversario será nessa sexta-feira (22) às 18h, com uma mostra de cinema, às 19h teremos a filarmônica e o circo, depois temos a apresentação do projeto, da equipe que estará trabalhando nesse projeto, e segue com as apresentações dos convidados, Norte BA Crew, a quadrilha daqui da comunidade, e todas as oficinas daqui estarão fazendo alguma mostra dos seus trabalhos. E para encerrar temos a participação da Banda Fogo no Munturo, que é de Petrolina, e encerramos com a nossa banda de percussão KidéFalaê, que é um grupo formado por meninos e meninas que já estão aqui há algum tempo. E vai ter bolo, festa, tudo que um aniversário de 11 anos precisa ter. (risos)

_DSC8081Confira a programação completa dos 11 anos do NAEND’A:

Abertura (cinema – mostra e curtas)

Lançamento do Projeto “Arte-educação Nego D’Água”

Mostras culturais da casa e convidados

Apresentação de vídeo institucional

Encerramento com o grupo de percussão KidéFalaê e Banda Fogo no Munturo

Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas através do blog: www.naendacultura.blogspot.com.br. Ou pelo Facebook: Naenda Cultura. Tel.: (74) 3611-5847.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Sem Categoria

1º LIRAa de 2025 aponta cenário sem risco de infestação para o Aedes aegypti em Petrolina

post-image

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, concluiu o primeiro Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LirAa) de 2025. A ação foi realizada do dia 6 a 10 de Janeiro, apresentando resultado médio de 0,4%. O percentual deixa o município fora de risco de infestação por arboviroses.

Dentro do percentual apresentado, as localidades que apresentaram maior taxa de infestação foram os bairros Dom Avelar e São Joaquim, com 1,2% ; Novo Tempo e Pedra Linda, obtiveram 1,3%. Diante dos resultados, a Secretaria de Saúde informou que vai continuar executando planos de ações pelos quatro cantos do município, realizando mutirão para remover criadouros e orientações educativas para a população.

Transmitidas principalmente por mosquitos, as arboviroses são doenças virais que colocam em risco quase 4 bilhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde…

Read More
Política Relevantes

Lula e Bolsonaro empatam nas intenções de voto para 2026 em cenário com Marçal

post-image

Pesquisa divulgada ontem pelo instituto Paraná Pesquisas mostra um empate técnico entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa presidencial de 2026, caso o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) participe da eleição. Lula aparece com 34% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro soma 33,9%. Pablo Marçal, que anunciou sua pré-candidatura no dia 8, tem 6,1%. A entrada de Marçal na disputa sugere que ele atrai votos da direita, impactando diretamente o desempenho de Bolsonaro. O levantamento entrevistou 2.018 eleitores entre os dias 7 e 10 de janeiro, com uma margem de erro de 2,2 pontos porcentuais e nível de confiança de 95%.

O cenário sem Marçal, porém, altera a dinâmica da disputa. Bolsonaro alcança 37,3%, enquanto Lula registra 34,4%. Apesar disso, o empate técnico se mantém no limite da margem de erro….

Read More
Política Relevantes

Dino dá 30 dias para governo ter regras para emendas em universidades

post-image

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, neste domingo (12), que os governos federal e estaduais apresentem, em um prazo de 30 dias, a publicação de normas para uso de recursos de emendas parlamentares federais em instituições de ensino superior.

A decisão do ministro leva em conta a necessidade de “prestação de contas adequadas quanto às emendas parlamentares federais, com transparência e rastreabilidade” tanto nas universidades “como nas suas respectivas Fundações de Apoio”.

Dino fez a determinação ao ministério da Educação (MEC), à Controladoria-Geral da União (CGU) e à Advocacia-Geral da União (AGU) e, “por simetria”, aos Estados, que deverão “proceder da mesma maneira”.

Dino pediu urgência na divulgação e determinou que a decisão tenha ciência dos presidentes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Prefeito de Juazeiro e secretária de Saúde da Bahia entregam ambulância e equipamentos para a UPA e Maternidade Municipal

post-image

Nesta quarta-feira (08), o prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, e a secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, entregaram uma ambulância, medicamentos e equipamentos hospitalares destinados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e à Maternidade Municipal. A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Juazeiro e o Governo do Estado e totalizou um investimento de R$ 700 mil.

Para a população a ajuda vem em  boa hora. Adailton Santos, que no momento da entrega estava saindo da Maternidade ao lado de esposa Vanessa Xavier, se sentiu mais seguro com a chegada dos novos equipamentos. O casal aguarda o nascimento da filha Alice na próxima semana. “A higiene da Maternidade está bem melhor, o atendimento também e, agora, presenciando esses novos equipamentos chegando, ficamos satisfeitos. Estávamos preocupados com o parto dela, mas agora estou mais tranquilo”, disse Adailton. Vanessa também…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Suzana Ramos esclarece sobre fake news de suposto recebimento de rescisão

post-image

A ex-prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, desmente categoricamente as informações falsas que circulam na imprensa e nas redes sociais, alegando que a mesma teria recebido valores referentes a rescisão trabalhista ao término de sua gestão.

Essa acusação é completamente infundada e evidencia o uso de má-fé por parte de quem divulga ou compartilha tais notícias. É lamentável que, em vez de contribuírem para a construção de um debate público saudável, algumas pessoas e veículos optem por disseminar mentiras com o objetivo de causar prejuízos à imagem pessoal e política de Suzana Ramos.

Compartilhar informações sem comprovação não só viola princípios éticos, mas também causa danos reputacionais irreparáveis, além de configurarem crime de calúnia, difamação e propagação de fake news, conforme previsto na legislação brasileira, e estão sendo devidamente analisadas por nossa equipe jurídica.

Suzana…

Read More
Política Relevantes

Jerônimo anuncia ações emergenciais e programa de investimentos em reuniões com novos prefeitos

post-image

Já nos primeiros dias do ano, o governador Jerônimo Rodrigues recebeu no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, sete prefeitos eleitos dos municípios de Camaçari, Rio Real, Antônio Cardoso, Várzea Nova, Mutuípe, Juazeiro e Curaçá.

O objetivo das reuniões realizadas na sexta-feira (3) e no sábado (4), foi discutir temas relacionados a investimentos e ações voltados para o desenvolvimento dos municípios baianos. Infraestrutura, saúde, educação, segurança pública e incentivos econômicos foram as principais pautas dos encontros.

“Nesse primeiro momento, estamos priorizando os prefeitos, independente do partido, que tiveram dificuldade com a transição e que, infelizmente, não aconteceu de forma tranquila, democrática, respeitando a lei, com a devida prestação de contas. Para se ter uma ideia, já estamos perto do início do ano letivo, em fevereiro, e os gestores não sabem como vão disponibilizar a alimentação…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Prefeito Simão Durando recebe presidente e integrantes da nova mesa diretora da Câmara de Petrolina

post-image

Nesta quinta-feira (2), o prefeito Simão Durando se reuniu com os vereadores eleitos para a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Petrolina para o biênio 2025/2026. A reunião teve como objetivo reforçar o compromisso de diálogo entre os poderes executivo e legislativo, e já discutir também projetos estratégicos para o desenvolvimento da cidade.

A conversa foi marcada por um espírito de parceria e respeito. Todos os vereadores tiveram um momento de fala e reforçaram o compromisso de atuar em harmonia com o poder executivo nos próximos anos.

Na oportunidade, o prefeito Simão Durando parabenizou os vereadores eleitos para a mesa diretora e destacou a importância do trabalho em conjunto para o desenvolvimento da cidade e bem estar da população. O prefeito ainda apresentou projetos que serão enviados para a casa legislativa nos próximos dias, como a…

Read More
Sem Categoria

Lula assina decreto que eleva salário mínimo para R$ 1.518

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta segunda-feira (3), decreto que eleva o salário mínimo para R$ 1.518 a partir de 1º de janeiro de 2025.

O aumento de R$ 106 em relação ao valor anterior supera a inflação acumulada no período.

Lula havia sancionado a lei que limita o reajuste do salário mínimo a 2,5% acima da inflação de 2025 a 2030.

O cálculo para o novo salário mínimo considerou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 4,84% nos últimos 12 meses até novembro mais os 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB), o representa ganho real acima da inflação.

“É importante lembrar, e o presidente Lula destacou hoje, durante a assinatura do decreto, que em seu governo o salário mínimo terá reajuste acima da inflação…

Read More