Escolas da rede municipal festejaram nesta sexta-feira, 22, o Dia do Folclore. Dentre elas, a Escola Pro Menor e a Escola de Tempo Integral. O dia do Folclore é comemorado todo dia 22 de agosto, desde 1965, quando foi oficializado pelo Congresso Nacional Brasileiro. O dia foi criado para valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro e fazer com que a cultura popular ganhasse mais importância e fosse preservada.
Na Escola Pro Menor, a professora Maria de Lurdes Rego disse que os alunos tiveram duas semanas de estudo sobre o folclore brasileiro, a fim de aprender mais sobre a cultura de cada região do país. “Nós trabalhamos para que eles aprendessem o que era folclore e abrangemos mais a nossa região. Eles acharam tão proveitoso, que hoje eles irão apresentar exatamente o que aprenderam”, completou.
Mário Fábio é aluno do 5º ano da Escola Pro Menor e estava vestido de Saci para apresentar o seu trabalho. “Eu aprendi tanta coisa sobre o folclore, tanta gente veio aqui hoje para nos falar mais disso, que já posso passar para outras pessoas. Agora vou interpretar a história do Saci, que é uma das lendas do folclore nordestino”, analisou Mário.
“Hoje nós estamos culminando os nossos trabalhos sobre o folclore, tendo como base o projeto de contextualização regional, sem esquecer das outras regiões. Recebemos o Grupo Naenda, a historiadora Rosy Costa, o Pescador Seu Leleco, que veio contar seus causos e que disse, com propriedade, que já viu o Nêgo D’água”, completou a Gestora Ana Cláudia Oitaven.