A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS) em parceria com o Banco do Brasil e o SEBRAE realizaram na manhã desta sexta-feira (22), no auditório da Câmara Municipal de Juazeiro, o ‘I Seminário PRONATEC – Empreendedorismo dentro da Qualificação’; evento que reuniu centenas de alunos concluintes e que ainda estão estudando no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, dos cursos oferecidos pelo SENAI e SENAR.
Durante o seminário foram abordados assuntos referentes à linha de crédito através da palestra sobre ‘Microcrédito Produtivo Orientado’, proferida por Rodrigo Mira do Banco do Brasil; ‘O que é Empreendedorismo’ explanado pelo analista do Sebrae, Carlos Cointeiro; e ‘Empreendedorismo Social’ ministrado pelo gerente de turismo da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo, Jomar Benvindo. “O empreendedorismo social trabalha a coletividade e o bem comum, pois nem todos têm a característica de ser um empreendedor individual. A ideia é desenvolver características de negócios com objetivos da coletividade”, explicou Jomar.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento e Igualdade Social, Célia Regina, o Pronatec está dentro hoje do programa municipal Qualifica Juazeiro – um programa de qualificação de jovens e adultos, e que visa à inclusão dos jovens no mercado de trabalho. “Uma política pública direcionada para a juventude de Juazeiro, e que pretende inserir jovens e adultos no mercado de trabalho a partir da qualificação técnica”, informou. O Pronatec em Juazeiro já formou 1300 pessoas. Segundo a gerente de diversidade da SEDIS, Luana Rodrigues, a Prefeitura Municipal tem o papel de apresentar a demanda de jovens através do CRAS, com o levantamento do público interessado. Os cursos são ofertados através do IFBA e do FIEB (SENAI e SENAR); e liberados pelo MEC via Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
“Juazeiro foi contemplado com o programa desde 2011 e hoje estamos formando a nossa primeira turma da zona rural, realizada no projeto Mandacaru. A nossa função é dá uma orientação para esses profissionais que foram qualificados”, explicou Luana. Na ocasião os estudantes de eletricista industrial, instalador e reparador de redes, assistente de planejamento e controle de produção, fruticultura, dentre outros, receberam o certificado de conclusão.
A concluinte do curso de fruticultura, Maria Rosa dos Santos Pinto falou da satisfação em receber o certificado. “Foram dois meses de curso e hoje me sinto feliz por poder receber o meu certificado e está apta a exercer uma profissão. A minha turma composta por 29 alunos, todos do projeto Mandacaru está honrada em poder finalizar essa importante etapa”, disse. Já a concluinte Edilene Maria da Silva falou da felicidade em voltar a estudar. “Esse curso veio capacitar muitos jovens que estavam parados, assim como eu. É sempre importante ter conhecimento e para a gente é mais uma oportunidade de se inserir no mercado de trabalho”, declarou.
O coordenador do Pronatec em Juazeiro, Anderson Mota, informou que serão abertas, na próxima segunda-feira (25) e terça-feira (26), as inscrições para os cursos de mestres de obras, operador de computador, pedreiro de alvenaria, instalador e reparador de computadores. Os interessados devem procurar a partir das 8h, a antiga Casa do Bolsa Família, no Centro Integrado Social, portando duas cópias do RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade, possuir conta poupança ou conta fácil na Caixa Econômica Federal e NIS. Serão 40 vagas para cada curso. A Inscrição será por ordem de chegada, e as vagas são limitadas.
Também estiveram presentes no evento representantes do SineBahia, SENAR, SENAC, IFBA, SEDETUR e CETEP-SF.