Dando continuidade ao ciclo de mutirões e de promoção à saúde das pessoas, os homens de Petrolina também tiveram um dia especial nas unidades básicas de saúde e nas AME’S Saúde da Família. Durante toda a manhã desse sábado, 23, as equipes multiprofissionais acompanharam atenciosamente a rotina desse publico. Cuidado, orientação, prevenção, dispensação de medicamentos estimulando todos os homens para cuidarem da sua saúde.
Ao todo, 163 homens foram beneficiados com a ação. O evento aconteceu de forma simultânea em três unidades de saúde, nas AME’s do Dom Avelar e da Areia Branca, e na unidade básica do Cosme de Damião. O clima foi de festa e alegria, recepcionados por um café da manhã nutritivo com frutas e sucos, e cartazes de boas vindas, homens de todas as faixas etárias tiveram um tratamento especial.
Exames de PSA, orientação sobre o câncer de próstata, pênis e testículos, aferição de pressão arterial, testes para glicemia e Índice de Massa Corpórea (IMC), orientação nutricional e psicológica, testes rápido para HIV, Sífilis e Hepatites Virais, prática de atividades físicas. Além dos exames uma equipe completa de profissionais elaborou uma rodada de palestras com os principais temas que interessam aos homens, desmistificando vários assuntos, fizeram parte da programação. A saúde da boca, com assistência odontológica e atualização das cadernetas de vacinas de homens, também foram prioridade.
A secretária de saúde de Petrolina, Lucia Giesta, explica que com os mutirões os homens têm comparecido mais nas unidades de saúde. “Temos oferta de vários serviços e assistência essencial para que os homens de Petrolina vivam bem e com muita saúde. A realização desse evento serve para conscientizarmos todos, sobre a importância de ir ate as nossa unidade, e viver com qualidade, minimizando doenças e complicações”, afirmou a titular.
A Agente Comunitária de Saúde, do Cosme e Damião, Maria Aparecida dos Santos, explica que os homens são mais resistentes e procuram menos as unidades de saúde. “Nas nossas visitas de rotina, pouco conseguimos abordar homens, por que estão trabalhando, e vezes por realizarem uma autoavaliação do seu estado de saúde, e assim achar não ter necessidade de buscar os serviços”, enfatizou.
“Sou aposentando, ‘mas ainda trabalho’, poucas vezes procuro um posto de saúde, só vou, se eu estiver sentido algum dor. Com esse mutirão aqui na AME da Areia Branca realizei tudo quanto foi exame, tenho a oportunidade de conhecer a maravilha que é essa estrutura de unidade de saúde e o amor que esses profissionais tem em cuidar da nossa saúde”, concluiu o Srº Erminio Costa.
No próximo sábado (30) as ações de Saúde do Homem acontecerão nas AME José e Maria e Henrique Leite. “O envolvimento e participação dos profissionais na realização das ações é de suma importância para o êxito de cada uma”, concluiu a diretora da Atenção Básica Juliana Modesto.