Convocado pela mesa diretora da câmara, o diretor do SAAE Dávio Paes de Castro esclareceu na sessão do dia 21/08, o aumento de 32% na tarifa de água. Dávio Paes afirmou que as contas de água estavam congeladas há seis anos, e que o último aumento foi em 2008, quando a tarifa foi onerada em 48%, de lá para cá não houve nenhuma elevação. Disse que o aumento atendeu as exigências legais e não foi abusivo, ficando inclusive abaixo da inflação acumulada no período.
Questionado pelo vereador João Borges, o diretor informou que a autarquia passa por dificuldades financeiras e que precisa dividir com seus usuários as despesas inerentes à qualidade da água. O vereador Juliano Afonso reconheceu a boa qualidade do liquido, mas sugeriu que o aumento fosse gradativo e não acumulado, como ocorreu. Eminho da Ponta D’água lembrou que a população é carente e não suporta um aumento acumulado como esse.
Ao final dos esclarecimentos todos concordaram que ultimamente a autarquia tem melhorado significativamente a oferta e a qualidade da água, mas reconheceram a necessidade de discutir com a população eventuais aumentos.