As pessoas interessadas em ter uma alimentação saudável tem uma nova opção para adquirir alimentos orgânicos em Petrolina. Os produtos, que têm preço mais barato que os inorgânicos, são vendidos todas as sextas-feiras na Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), das 8h às 11h.
Os alimentos fazem parte de um projeto de extensão da instituição que foi criado em 2013. Segundo a pró-reitora de extensão, Lúcia Marisy de Oliveira, o projeto mantém uma horta orgânica na cidade vizinha, Juazeiro-BA. “Fornecemos os equipamentos e sementes. Queríamos despertar neles a importância para a conservação da saúde e do meio ambiente”, contou.
O projeto começou a vender os produtos cultivados em Petrolina com hortaliças como couve, alface, cebolinha, coentro, rúcula, beterraba e cenoura. “Os vegetais vendidos são sempre com um preço inferior ao do mercado. O alface e a rúcula, por exemplo, são encontrado nas feiras da cidade por volta de R$ 2,50, já os da horta orgânica custam R$ 2”, explicou a pró-reitora.
A horta mantida pelo projeto tem cerca de um hectare e cada agricultor tem uma média de quatro canteiros para produzir. O projeto que iniciou com 54 famílias, tem atualmente 28 trabalhando, pois alguns deles não se adequaram ao programa. “Os agricultores passaram por capacitações”, disse. Parte do espaço foi redistribuída e o restante é utilizada para o cultivo de plantas medicinais, também de forma orgânica.
“Os produtos tiveram uma aceitação muito boa e logo foram todos vendidos. A gente percebe que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e percebendo a importância de eliminar o uso de agroquímicos”, afirmou a pró-reitora.
G1 Petrolina