O tempo passa rápido quando queremos que passe devagar. E, ao contrário, passa devagar quando o desejamos rápido.
Quem vai fazer vestibular ou qualquer outro exame mais difícil lá pelo final do ano possivelmente imagina que o tempo vai passar rápido. Muito rápido. E ainda por cima não vai ser suficiente para absorver e entender todo o conteúdo necessário. Isso pode gerar muita angústia e preocupação. Mas há solução. Há uma fórmula que pode trazer segurança e tranquilidade para encarar o dia crucial da prova com saúde. Qual fórmula? Preparar-se antecipadamente. Simples assim. Quem se prepara com método e clareza de objetivos tem mais chance de se sair bem.
O momento para começar é agora. Cuide de sua saúde física e mental neste período. O dia tem 24 horas. Por isso divida-as bem e maximize seu tempo. Idealmente 8 horas devem ser dedicadas aos estudos, 8 horas às atividades cotidianas, das quais pelo menos 2 horas por dia devem ser de lazer e 8 horas, pelo menos, para dormir. Vamos às dicas:
1. DURMA 8 HORAS POR NOITE: O sono é absolutamente FUNDAMENTAL neste período. Dormir de 8 a 9 horas é crucial para o descanso cerebral de quem estuda e precisa reter o conhecimento. O sono é reparador e é capaz de “limpar” as células, permitindo maior clareza de pensamentos e aquisição do conhecimento. Durma bem e acorde sem sono. Seus neurônios, com certeza absoluta, funcionarão muito melhor. Isso é imperativo para quem vai fazer uma prova difícil e concorrida.
2. ALIMENTE-SE BEM: Quem estuda gosta de beliscar o dia inteiro. Coloca, por exemplo, o pacote de bolacha na escrivaninha e vai mandando ver. O vestibular chega com alguns quilinhos a mais, adquiridos no meio do caminho. Muito cuidado. Programe sua alimentação na quantidade e na qualidade. Respeite o horário das principais refeições e o siga direitinho: café da manhã, almoço, jantar, e tome um pequeno lanche nos intervalos da manhã e da tarde. Coma saudável nas grandes refeições. Claro que nos finais de semana relaxe um pouquinho, pois a vida tem que ser gostosa. Nos lanches, dê preferência às frutas, queijos ou derivados de leite. Coloque fibras como granola ou linhaça que fica gostoso e sacia a fome. Nutra seu corpo para nutrir também suas ideias.
3. EXERCITE-SE: Exercícios físicos são essenciais para a higidez do corpo e também do espírito. Cansar fisicamente o corpo com exercícios é uma forma eficiente de descansar a alma. Programe, dentro da sua rotina, horários definidos e destinados ao exercício. Pelo menos 5 vezes por semana, de 30 minutos a 1 hora. Cada um deve adequar o tipo de exercício à capacidade preparo físico individuais. Não seja mole com você mesmo.
4. INCLUA, TODOS OS DIAS, ATIVIDADES DE LAZER: Isso mesmo. Inclua o lazer no seu dia a dia. Descansa, recupera o humor, as forças e ajuda a reter conhecimento. Vá ao cinema, ouça música, namore, saia com amigos, converse, relaxe. Aproveite!
5. PROGRAME ASSUNTOS: Faça uma programação de todo conteúdo teórico que você precisa saber. Divida os tópicos ao longo dos dias, deixando tempo no final para uma revisão. Defina os temas a serem estudados a cada dia. Siga à risca seu cronograma. Tenha método. Não deixe tudo embolar na última hora. Peça ajuda ao professor ou aos colegas se não entendeu algum assunto.
Organizar-se com inteligência, clareza e bom senso é a melhor forma de preparo. Sentir-se preparado, por sua vez, evita stress, insônia, desconforto e outros problemas que afetam a saúde, diminuindo, consequentemente, a capacidade cognitiva de entender e reter o conhecimento.
Comece a preparar-se desde já. O momento é agora.
G1