Durante os dias 01 a 05 de setembro a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, através dos agentes de endemias, realiza o 5ª Levantamento de índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) no município. A pesquisa será realizada por 110 agentes e 13 supervisores e tem como objetivo identificar as áreas de risco para infestação do mosquito transmissor da dengue.
“Após o resultado, que sai na sexta-feira, a partir do dia 08 estaremos redirecionando as ações de controle vetorial no combate a dengue, para as áreas mais vulneráveis a proliferação do mosquito Aedes aegypti”, explica o gerente de Endemias Jailson de Araújo. O LIRAa é preconizado pelo Ministério da Saúde como instrumento de monitoramento e avaliação do Programa Nacional de Controle da Dengue.
Na última pesquisa Petrolina registrou baixo risco para uma epidemia de dengue com 0,7% para infestação predial. Os parâmetros do Ministério da Saúde para classificação de risco de epidemia de dengue são 0 a 0,99 % = baixo risco; 1 a 3,9 % = médio risco e acima de 4% = alto risco.
“Felizmente temos uma equipe de profissionais dedicada e preocupada em eliminar os focos de dengue através das visitas rotineiras, bem como das orientações dadas aos moradores de como evitar a doença, reconhecer os sintomas e a importância de procurar a unidade de saúde, caso alguém apresente os sinais da doença. O mais importante é a parceria da população e a observação permanente dos locais de possíveis focos, pois os focos intradomiciliares ainda são o maior problema”, destaca a gestora da pasta Lucia Giesta.
Ascom Saúde Petrolina