A Prefeitura de Juazeiro inaugurou a 10ª Escola Municipal de Educação Infantil nesta quarta-feira (27), no bairro Piranga I e a 65ª escola climatizada. A nova EMEI Lenir Lopes de Araújo Santos homenageia uma agente de saúde, escolhida pelos moradores do bairro, que morou na comunidade e era muito querida por todos.
O prefeito Isaac Carvalho esteve acompanhado do vice-prefeito, Francisco Oliveira, do secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, do vereador Agnaldo Meira e o Presidente da Associação de Moradores de Piranga I, João José dos Santos.
A gestora Anaílma Gomes dos Santos agradeceu ao prefeito Isaac e ao secretário Clériston Andrade “pelo empenho e pela incansável luta em favor da Educação do município. O saldo de todo esse trabalho está nos resultados positivos, como a elevação na qualidade da educação de Juazeiro”.
Em quase seis anos da gestão do prefeito Isaac Carvalho, já foram construídas 10 creches, além de escolas reformadas, ampliadas e climatizadas, aumentando duas mil e seiscentas vagas na educação infantil. “Já ultrapassamos as seis mil crianças matriculadas nesse segmento, ampliamos em mais de 60% a educação infantil em Juazeiro, quando comparado de 2008 para 2014. Até o final da gestão, chegaremos a cinco mil novas vagas”, informou a diretora de Educação Infantil, Miranery Amorim.
No bairro Piranga I não existia uma creche onde fosse possível os pais deixarem seus filhos. Miranery Amorim lembra, inclusive, “que em 2009 havia uma casa pequena alugada, onde as crianças dividiam o espaço da cozinha com a merendeira, correndo riscos. Mas hoje a realidade é outra”. A nova creche funciona em um prédio espaçoso, completamente novo, com oito salas de aula equipadas e climatizadas para melhor atender às crianças de seis meses a cinco anos. Berçário, lactário, cozinha, refeitório, área de serviço com lavanderia, biblioteca, solário, parque de diversão, anfiteatro são alguns dos ambientes da nova EMEI.
Márcia Andrade, mãe do pequeno Eric Emerson, de dois anos, já matriculou seu filho na nova EMEI: “Sou diarista e quando aparece faxina, às vezes tenho que pagar uma pessoa para olhar meu filho, só que nem sempre o dinheiro dá e então eu acabo perdendo meu trabalho. Agora com a creche meus problemas foram resolvidos”.
O secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade informou que a unidade vai ofertar 240 vagas em tempo integral, para crianças de 0 a 5 anos de idade. “Com essa creche, a gente passa a 65º escolas climatizadas desde 2009 e o desafio é chegarmos às 116 unidades da rede, e esse processo tem se dado bastante veloz, porque é uma determinação do prefeito de que todas as salas de aula do município tenham ar condicionado e ofereçam as melhores condições de trabalho ao professor e aprendizagem para os nossos alunos”, destacou o secretário, informando que o projeto de climatização das salas de aula implantado pela gestão hoje é copiado por várias cidades do Nordeste.
“Graças a Deus, tudo aquilo que prometemos estamos cumprindo, as coisas estão acontecendo. Hoje estamos entregando um grande equipamento, uma fábrica de construir talentos. Daqui sairão grandes gestores, esportistas, músicos. Seja em qual área for a escola é o caminho para preparar pessoas”, concluiu Isaac Carvalho.