A Escola do Cisne em Juazeiro – Bahia, recebeu pela quarta vez consecutiva o selo escola solidária, organizado pelo Instituto Brasil Voluntário, através do projeto faça parte. A Escola do Cisne participou do projeto nos anos de : 2005, 2007, 2009, 2011 e recebeu prêmios em reconhecimento dos excelentes projetos didáticos desenvolvidos no decorrer dos anos letivos tais como: Projeto Escola de Pais que é um projeto voluntário contando com a participação de especialistas e que possibilita aos pais de alunos comparecerem a escola uma vez ao mês para estudarem trocando experiências entre eles e convidados no horário das 7.30 ás 21h. Desenvolvemos também o projeto Páscoa Solidária doando pães para as instituições: Crecir, creche Mariá Tanuri, Creche Jardim São Paulo e Fundação Luz, realizamos o projeto feira de leitura na praça da bandeira a 10 anos consecutivos, projeto adote uma praça adotando a Praça Dedé Caxias, Projeto de inclusão social e projetos de ação social junto com a creche comunitária Antonio Guilhermino localizada na rua Everton Bandeira bairro Antonio Guilhermino, Ongs – Fundação Lar Feliz localizada na Av. Malhada Areia, s/n , comunidade Católica Mãe Imaculada localizada na rua Argentina Bairro Maria Gorete nº 122. Esses projetos foram desenvolvidos em parceria constante com gestor,coordenador, professores, alunos ,pais de alunos e comunidade em geral durante os anos letivos citado acima.
Entre diversas escolas da rede particular de ensino participantes em Juazeiro –Bahia somente a Escola do Cisne participou de forma fidedigna e sustentável sendo assim reconhecida em nível nacional com o selo escola solidária 10 anos.
O selo foi criado com o objetivo de incentivar e reconhecer o voluntariado educativo nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil desde o ano de 2003. o objetivo é reconhecer escolas que são comprometidas com uma educação fundamentada nos ideais de solidariedade, participação social e cidadania.
A Criação do Selo agregou ao faça parte parceiros sólidos que viram a seriedade do projeto. O MEC, o CONSED (Conselho Nacional de Secretários de Educação), UNDIME (União Nacional dos Dirigentes de Educação), Oei, Unicef e Unesco.
Dez anos de Selo Escola Solidária, certificação feita de dois em dois anos. O instituto faça parte fez um reconhecimento especial para aquelas escolas que aprenderam a conjugar o difícil verbo fidelizar. Muitas escolas entre ela a Escola do Cisne entenderam, com sabedoria, que educar para a vida demanda tempo, investimento, crenças, visão, missão, valores e ação. Mais uma vez se comprova que o exemplo é a única forma de educar. o faça parte reconheceu 285 escolas que receberam os cinco selos e 772 escolas dentre elas está a Escola do Cisne.
Segundo a gestora da Escola do Cisne Maria Conceição de Aguiar este reconhecimento muito nos honra, mas também aumenta bastante a nossa responsabilidade para com a comunidade escolar e juazeirense.
Os dados e relatos das escolas participantes de todas as edições estão no site www.facaparte.org.br (em selo escola solidária/rede)