Jackson tem 16 anos. Eduarda, 17. Letícia, 13. Daniel Wallace, 14. Jaqueline, 11.
Juntos, formam a base da geração mais vitoriosa do esporte estudantil de Petrolina, com medalhas de 1º, 2º e 3º lugar nos Jogos Escolares de Pernambuco e uma coleção de destaques, as equipes desportivas do município disputam o Pernambucano de olho na competição nacional.
O quinteto da Escola Mãe Vitória já tem suas conquistas. Jackson Santana obteve o 1º lugar na modalidade de lançamento de disco e Eduarda Michelly no lançamento de dardos. Enquanto isso, Letícia Aparecida de Oliveira ficava com a terceira posição no arremesso de peso. Daniel Wallace Ribeiro alcançou a segunda colocação na corrida dos 1.000m e Jaqueline Gomes ficou em quarto, no feminino.
Logo no início dos Jogos, os jovens atletas tiveram que se adaptar com a mudança de clima. “A gente estava acostumado a competir no sol, como aconteceu nas Olimpíadas de Petrolina; em Recife, choveu a competição toda, o que foi uma dificuldade de início, mas que superamos rapidamente”, disse Jackson.
A escola Mãe Vitória está disputando e vencendo o Pernambucano, porém outras unidades petrolinenses também prometem medalhas nesta disputa. É o caso da Jacob Ferreira, no bairro Cosme e Damião, Júlia Elisa Coelho, no Ouro Preto, Nossa Sra Rainha dos Anjos – CAIC, na Cohab, Profª Eliete Araújo, no Centro, e a escola Professora Anete Rolim, no Pedra Linda, que começam a competir nesta semana, nas modalidades de Atletismo, Vôlei, Handebol, futebol, futsal e basquete, na capital. Todas elas passaram pela fase municipal e regional para chegar à estadual.
“Nós nos sentimos com a responsabilidade de voltar com no mínimo 4 ou 5 medalhas para Petrolina. Nós queríamos mostrar que nossa cidade tem atletas esforçados e que buscam a vitória”, externou Letícia.
Por causa dessa visão, a Prefeitura vem aumentando os investimentos nos esportes escolares e os resultados começam a aparecer. Para o prefeito Julio Lossio, a construção de espaços desportivos como quadras, campos e pistas são obras importantes e que devem vir com incentivo do município.
“É a primeira vez que conseguimos enviar quatro equipes escolares pra disputar variadas modalidades esportivas no Estadual e isso é fruto de um compromisso que a nossa gestão tem com os estudantes, com as escolas e com os pais desses alunos, já que eles são os torcedores número um dos seus filhos, além de todos os benefícios que o esporte traz na vida desses jovens”. Vamos continuar investindo na construção de quadras, campos de futebol e no que for necessário para que esses eles se envolvam e se sintam cada vez mais incentivados a competir”, afirma o prefeito.
A competição continua por todo o mês, e os estudantes, respondendo a esses incentivos, permanecem com o apetite insaciado. Eduarda Michelly é quem bem personifica a fome de vitória para cidade. “Nós treinamos muito e conseguimos chegar onde chegamos. Agora, é treinar mais e focar no objetivo”. Qual o objetivo? “Vencer o nacional, Uhé”, finaliza vibrando.
ASCOM PMP/ SEDUC