A indefinição das candidaturas no esteio dos movimentos populares

marco-aurélio-UauáPT, PSDB, PPS, REDE, PSB e PSOL, enfim todos estes partidos que postulam o planalto, coadunam do mesmo dilema, qual o tamanho do impacto da reação da população nas diversas movimentações populares ocorridas nos últimos meses. Onde eles foram atingidos. Decerto que todas as agremiações foram prejudicadas, haja visto uma extrema repulsa dos participantes dos movimentos à presença de filiados partidários. Mas o que se percebe é que poderemos ter cinco candidatos de relevo concorrendo a Presidência da República.

Percebe-se momentaneamente que no plano nacional a maior prejudicada foi a atual mandatária a Presidente Dilma Rousseff (PT), com uma queda jamais vista em seus índices de popularidade, mantém a liderança graças à força do bolsa família nas regiões do Norte e nordeste, e vê surgir fortemente no seu Partido o movimento de “volta Lula” capitaneado pelo Ex ministro José Dirceu, insatisfeito com a falta de habilidade política da mesma, bem como as eternas insatisfações e dilemas do PMDB, tanto nacionalmente, quanto na composição dos estados. Vê-se a Ex senadora Marina Silva (REDE), que foi a grande surpresa nas eleições 2010, encostar perigosamente na líder e forçar o segundo turno, alguns entraves de Marina são a constituição legal de seu partido e a partir disso a construção das candidaturas estaduais, que necessitam para dar palanque ao seu anseio de disputar o processo. A única candidatura que parece consolidada pelo partido é a do Senador de Minas Aécio neves, que também cresceu (de maneira mais comedida) nas intenções de voto, mas que mantém uma solidez de palanques regionais e baliza sua pretensão a partir de palanques bem formados, em especial no sul e sudeste do país. Eduardo campos, Governador de Pernambuco, apesar de sua inserção forte em áreas do nordeste, ainda é desconhecido de parcela da população, apesar dos altos índices de aprovação em seu estado, mas pode, no decorrer da campanha, se transformar no desaguadouro dos votos daqueles que não mais aceitam a polarização PTXPSDB, para isso precisa consolidar até o final de agosto suas bases estaduais e dirimir resistências dentro de seu próprio partido. Por fim, a entrada de José Serra no pleito, o que somente seria possível a partir da fusão do PPS e PMN (MD), o que neste instante parece impossível. Somente com esta fusão Serra teria esteio de concorrer a sua terceira eleição, sem isso é melhor ser candidato a Senador ou Deputado por São Paulo pelo PSDB, onde tem reais chances de vitória. O PSOL, caso lance o Senador Randolfe Rodrigues, poderá ter um desempenho acima de sua média, levando em consideração o grande mandato e visibilidade adquirida por este parlamentar que tem como grande característica a capacidade de dialogo. Enfim, um quadro inóspito e indefinido, mas que leva a crer que teremos uma acirrada disputa, mesmo com a presença de Lula, pois todos os candidatos são amparados por uma forte estrutura e redutos estaduais.

Na Bahia Democratas pode Passear na Eleição

Enquanto no Brasil o cenário está inóspito, na Bahia as oposições ao governo Wagner são as grandes beneficiárias destes movimentos, desde as vitórias nos principais centros como Salvador e Feira de Santana, os pré candidatos lideram em todos os cenários e na junção com amplas possibilidades de vencerem no primeiro turno eleitoral. O Líder inconteste em todas as pesquisas, o Prefeito de salvador ACM Neto, refuga qualquer possibilidade de candidatura, apesar das pesquisas o colocarem num patamar de votos válidos entre 40 e 45%. Na hipótese de não aceitar esta candidatura, surgem com forças o nome do Ex governador Paulo Souto (DEM), que também lidera as pesquisas, seguido de perto do Ex Ministro Geddel Vieira Lima (PMDB,), ainda há a citação dos nomes do prefeito de Feira de Santana José Ronaldo (DEM) e do Ex Prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB) que pode em qualquer hipótese fazer parte da chapa majoritária das oposições. Hoje o quadro seria na forma normal ACM Neto para o Governo, Gualberto Vice e Geddel Vieira Lima para o senado, formando uma chapa de peso, neste aspecto o Ex Governador Paulo Souto seria o puxador de votos para Deputado Federal para ampliar a bancada de oposição. Sem Neto, as possibilidades podem ser de Geddel Governador, Gualberto Vice e Paulo Souto Senador. Há ainda uma outra hipótese menos provável com José Ronaldo Governador, Geddel Vice e Antônio Imbassahy para o senado, deixando Souto para Federal e Gualberto para estadual. De qualquer sorte a oposição nunca esteve tão forte como neste momento, principalmente no interior da Bahia, onde as insatisfações, principalmente do Prefeitos e lideranças, levam a crer em um desaguadouro das hostes governistas motivados pelo abandono nas áreas de segurança e saúde primordialmente.

A Situação em maus lençóis

A Melhor colocada da base do Governo, Senadora Lídice da Mata, caso Eduardo seja candidato será obrigada a palanque exclusivo, o que já teria que consolidar uma aliança com PDT (provável vice de Eduardo), contando com um entrave do Presidente da Assembléia legislativa, Marcelo Nilo, que antes de ser Pedetista é mais Wagner que o maior dos petistas de carteirinha. Mas numa composição nacional, poderia surgir o Senador João Durval e o Próprio Vice Governador Otto Alencar (PSD), já que Gilberto Kassab retornou as conversações com Eduardo. Portanto essa seria uma hipótese Lidice Governadora, João Durval Vice e Otto Senador (apesar da lealdade canina a Wagner, mas politica muda com as nuvens). Nesta hipótese, o candidato oficial do trio Dilma/Lula/ Wagner seria Rui Costa, hoje primeiro ministro do governo, mas que não consegue nem mesmo a simpatia de seus pares petistas. Rui Governador, com um vice do PP (Negromonte, Leão ou Ronaldo Carletto) e a vaga de senador para César Borges (PR). Com a desistência anunciada da candidatura de Wagner ao senado ou a deputado e sua decisão de comandar o processo sucessório no exercício do cargo, a hipótese de Otto vir a ser candidato pelas hostes governistas ficou praticamente descartada, cabendo a ele a permanência como vice ou senado nesta chapa. O Senador Walter Pinheiro, melhor colocado do PT nas pesquisas, não é do time de Wagner e nas analises governamentais atrapalhariam os planos do Governador de retornar em 2018, ou mesmo disputar a Prefeitura de Salvador em 2016. O Projeto inicial de renúncia coletiva Wagner e Otto, neste momento foi abortado, pois os índices de aceitação do Governo são os piores desde o inicio do mandato, índices inferiores inclusive aos aferidos nas greves de 2012.

Portanto, o grande problema hoje do Governo é a torcida intensiva pela não candidatura de ACM Neto, segundo pesquisas do governo e da oposição, fiel favorito à disputa inclusive com capacidade de vitória já no primeiro turno. As inúmeras defecções na base do governo, a impopularidade de Dilma e Wagner e os diversos erros cometidos em 2012, como a intervenção na candidatura Joseph Bandeira levam o governo a possibilidade de derrota em lugares que nunca perdeu como Juazeiro. Uma coisa é certa, muita água vai rolar até as convenções partidárias, e novos números surgirão, mas hoje o cenário nunca esteve tão favorável a uma vitória das oposições baianas, que mesmo sem força financeira ou politica, conta com a confiança e a revolta dos eleitores comuns, que aventam de forma uníssona um Fora PT jamais visto na história da Bahia.

Marco Aurélio Guimarães

Economista e Secretário de Relações Políticas Institucionais da Prefeitura de Uauá

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política

Lula escolhe Macaé Evaristo para comandar Ministério dos Direitos Humanos

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu a deputada estadual do PT de Minas Gerais Macaé Evaristo para assumir o Ministério dos Direitos Humanos. Lula se reuniu ontem com a petista no Palácio do Planalto.

Macaé Evaristo entra para o governo após Lula demitir o advogado Silvio Almeida, envolvido em acusações de assédio sexual. O convite para a deputada foi confirmado pelo próprio presidente em sua rede social. “Hoje, convidei a deputada estadual Macaé Evaristo para assumir o ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Ela aceitou. Assinarei em breve sua nomeação. Seja bem-vinda e um ótimo trabalho”, disse Lula.

Após o anúncio de seu nome, Macaé Evaristo, afirmou que há muito trabalho pela frente para ser feito na pasta diante dos grandes desafios que têm no Brasil na área. Ela, porém, disse seguir com esperança, com…

Read More
Política

Com tensão na Venezuela, Lula se reúne com nº 2 do Itamaraty

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, neste domingo (8/9), com a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), Maria Laura da Rocha, no Palácio do Alvorada, para discutir a tensão na Venezuela. Ela representa a pasta enquanto o ministro Mauro Vieira cumpre agenda no Oriente Médio.

No sábado (7/9), a relação do Brasil com o país vizinho ganhou um novo episódio de tensão depois que o regime da Venezuela revogou “de maneira imediata” a representação dos interesses da Argentina e de seus nacionais em território venezuelano pelo Brasil. Em nota, o Itamaraty informou que viu com “surpresa” a ação de Nicolás Maduro.

Em agosto, o Brasil assumiu a representação diplomática argentina e as de pelo menos outros cinco países na Venezuela, após elas terem sido expulsas pelo regime de  Read More

Política Relevantes

Governo vai investigar denúncias de assédio contra Silvio Almeida

post-image

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, foi chamado na noite desta quinta-feira (5) para prestar esclarecimentos ao controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, e ao advogado-geral da União, Jorge Messias, em razão de supostas denúncias de assédio sexual publicadas pela imprensa. A convocação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

Em nota, a Secom informou que o próprio ministro irá encaminhar ofício à Controladoria-Geral da União (CGU), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à Procuradoria Geral da República (PGR) para que investiguem o caso. Ainda de acordo com a nota, a Comissão de Ética da Presidência da República decidiu abrir procedimento para apurar as denúncias.

“O governo federal reconhece a gravidade das denúncias. O caso está sendo tratado com o rigor e a celeridade que situações que…

Read More
Petrolina Política Relevantes

TRE-PE determina perda de mandato da vereadora de Petrolina, Lucinha Mota

post-image

Em sessão plenária desta quinta-feira (5), o plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou, por unanimidade, a perda do mandato da vereadora Lucinha Mota, de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, por infidelidade partidária requerida pelo PSOL, seu antigo partido.

O Tribunal não acolheu os argumentos de Lucinha Mota de mudança na linha programática da legenda e perseguição pessoal para justificar a desfiliação e decidiu que o mandato cabe ao partido pelo qual ela disputou a eleição em 2020, o PSOL.

A ação cabe recurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas, com a decisão, a vereadora perde o mandato de imediato. Em nota à TV Grande Rio, Lucinha Mota se pronunciou sobre a decisão e ressaltou indignação com o resultado, além de destacar que a decisão de acionar a justiça para garantir a cadeira no…

Read More
Política Relevantes

PT tenta barrar mudança da Ficha Limpa que pode beneficiar Bolsonaro

post-image

O PT no Senado apresentou no plenário da Casa uma proposta para tentar evitar que o projeto que altera a Lei da Ficha Limpa possa beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A votação estava marcada para esta terça, 3, mas, diante da falta de consenso sobre o tema, foi adiada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A atual redação do projeto diz que um candidato só pode se tornar inelegível em caso que implique cassação de registro ou diploma, quando eleito. Segundo um dos idealizadores da Lei de Ficha Limpa, o ex-juiz Márlon Reis, como Bolsonaro perdeu o pleito e não foi diplomado, ele poderia se beneficiar da brecha legal.

O próprio Reis disse que se reuniu com senadores ligados ao governo para alertar sobre o que estava sendo votado. Essa proposta é criticada por movimentos…

Read More
Política

Estado lança Programa Bahia de Integridade Pública

post-image

O Governo do Estado lançou por meio da Auditoria Geral do Estado, órgão vinculado à  Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), o Programa Bahia de Integridade Pública (PIP/BA). A solenidade aconteceu no Auditório do Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A iniciativa reúne ações voltadas à prevenção, à detecção e à punição para comportamentos antiéticos, fraudes e outros desvios de conduta. 

Durante o evento, o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, assinou a portaria que institui o Programa Bahia de Integridade Pública e oito órgãos estaduais já firmaram o Termo de Adesão ao PIP/BA: Secretaria de Segurança Pública (SSP), Secretaria da Saúde (Sesab), Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Superintendência de…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Eleições 2024: confira a agenda dos candidatos à prefeitura de Petrolina

post-image

Os candidatos à prefeitura de Petrolina divulgaram as agendas de campanha. A lista segue a ordem alfabética dos nomes registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para aparecer nas urnas nas eleições 2024. Confira as agendas:

Segunda-feira, 2 de setembro:

Dr. Marcos Ortopedista (Agir):
8h: Reunião com colegas médicos para discutir prazo para consultas, exames e cirurgias nos postos de saúde
12h: Reunião com ex-secretário de Ação Social para aprender viabilizar a criação da secretário da pessoa idosa
19h: Visita ao Vale do Grande Rio para falar sobre implantação de câmeras de segurança nos bairros aonde mais está ocorrendo crimes


Dr Julio (PSDB):
9h: Gravação para guia eleitoral
15h: Visita a empresas
18h45: Visita à feira do José e Maria

Lara Cavalcanti ( PL):
7h10: Entrevista para o Programa Nossa Voz GRFM
16h: Caminhada no Pedro Raimundo
17h: Caminhada Vale…

Read More
Política Relevantes

Governo envia Orçamento de 2025 prevendo salário mínimo de R$ 1.509

post-image

Em mais um dia tenso para a equipe econômica, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2025 foi protocolado no Congresso Nacional, a previsão de um salário mínimo de R$ 1.509.

Esse novo valor representa um aumento de R$ 97 sobre o piso atual, de R$ 1.412 ao mês, o que equivale a um reajuste de 6,87%, dado acima da inflação projetada pelo mercado para este ano, de 4,25%, de acordo com a mediana das estimativas do mercado coletadas no último boletim Focus, do Banco Central.

Leia também: Projeto de lei de Lula que aumenta impostos de empresas e bancos recebe críticas de parlamentares
O aumento de 6,87%, de acordo com dados do Ministério do Planejamento e Orçamento, vem de 3,82% dados pela variação estimada para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos 12 meses encerrados…

Read More