A secretaria municipal de Saúde vem implementando uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis de acordo com o Ministério da Saúde através da Rede Cegonha.
“Iniciaremos no próximo dia 20, a capacitação dos médicos e enfermeiros das AME’s Atendimento Multiprofissional Especializado e das ESF Equipes de Saúde da Família para o manuseio dos dispositivos de triagem da sífilis e diagnostico do HIV em gestante e pessoas com tuberculose de forma descentralizada em Petrolina”, explica a secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta. O evento acontece no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, das 8 às 17 horas com noções teóricas e práticas, sendo apoiado pelo Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais juntamente com a Atenção Básica.
A partir da capacitação, inicia-se a implantação/descentralização de testes rápidos para triagem da Sífilis e diagnóstico de HIV na Atenção Básica nas AMEs e ESF para gestantes do município.
Para a Coordenadora do CTA/SAE, Catarina Sulpino, a realização da capacitação é importante pois viabiliza a triagem, diagnóstico e tratamento com mais agilidade para os usuários. “Gestantes e pessoas com tuberculose terão mais agilidade com a triagem da sífilis e o diagnóstico do HIV através dos testes rápidos e, consequentemente, o tratamento. As AME’s oferecem uma estrutura ideal para que seus profissionais possam estar realizando os testes e chegando ao diagnóstico encaminhar o usuário para os serviços de referência.
Os profissionais do SAE, Drº Luiz Gustavo, infectologista; Drª Patricia Maia, ginecologista; a multiplicadora do Município habilitada pelo Ministério da Saúde, Dione Parente; o técnico em epidemiologia, Francisco Freitas; a psicóloga, Rebeca Santana entre outros, orientarão os profissionais de saúde sobre Acolhimento e Aconselhamento em DST/Aids, Vírus do HIV, Sífilis, testes rápidos, diagnóstico e tratamento para gestantes e sobre uma dupla que não combina: Tuberculose e HIV.Esta mesma equipe estará junto a outros profissionais acompanhando o tratamento dos casos diagnosticados.
Texto: Aurílio Marcos
Fotos: divulgação