Janete Beanes, coordenadora de educação física e esporte escolar da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, veio de Salvador e está totalmente envolvida com o JERP: “É a primeira vez que venho a Juazeiro pelo projeto mas fico extremamente feliz em ver tamanha consolidação. Tanto o esporte quanto as ciências, as artes e a cultura são grandes estruturantes do currículo do aluno, levam dinâmica à rotina da escola, sem falar da troca de experiências para os estudantes, que fazem novos amigos, podem se socializar e se integrar mais. É um encontro magnífico”, frisa.
Além da apresentação das comitivas dos municípios participantes, a abertura da etapa juazeirense do JERP também contou com a performance do grupo de dança do Colégio Estadual Jutahy Magalhães, que agitou os estudantes presentes com muita música, poesia e dança. “A gente vem de longe mas vale a pena, porque é uma opção de lazer. Tem colegas que nem conheciam Juazeiro”, conta Vinícius Silva, estudante de Pilão Arcado.
O professor Adailson Barbosa, diretor da DIREC 15, elencou as expectativas em relação à etapa regional de Juazeiro: “Eu já joguei bola aqui com Petros e hoje ele é um dos craques do Corinthians. Tenho certeza que daqui sairão grandes talentos. O esporte é uma maneira de revelar e de conscientizar. Por isso, sei que estamos contribuindo para a formação de cidadãos dignos”, pontua.
Os Jogos Escolares da Rede Pública seguem até o domingo (31). Entre as modalidades, estão futsal, vôlei, basquete, handebol, disputados no próprio Ginásio de Esportes, e xadrez, tênis de mesa, judô, atletismo e natação, cujas competições acontecem no SESI. Ao todo, o JERP conta com a participação de mais de 800 atletas, das 33 diretrizes de educação da Bahia. Existente desde 2008, o projeto fomenta o esporte e, por conseguinte, proporciona um impacto positivo sobre a educação dos alunos.