
Nem o estímulo promovido pelo décimo terceiro salário foi suficiente para impulsionar as vendas do Natal deste ano. De acordo com dados do Serasa Experian, houve queda de 1,7% nas compras em relação ao ano passado, configurando este como o pior período natalino desde 2003 – data em que o índice começou a ser produzido. A constatação é confirmada também pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), cujos levantamentos indicaram 0,7%, de retração e a movimentação mais fraca dos últimos cinco anos. Para se recuperar do Natal magro, muitas lojas nos shoppings e no Centro e supermercados acabaram antecipando as liquidações de janeiro.
Bom para o varejo e também para o consumidor. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Eduardo Catão, apesar de não saber se os preços podem cair ainda mais até o final de janeiro, a época é interessante para adquirir itens que ficaram pendentes na lista de desejos. “Caso o estoque se mantenha em grande volume, pode ser que os produtos barateiem mais”, conta. “Desde já é possível garantir boas promoções, porque as lojas precisam quitar suas contas e o faturamento do Natal foi baixo”, complementa. Além das áreas que tradicionalmente recebem descontos, como eletrodomésticos e eletrônicos, Catão aponta o segmento de vestuário como boa pedida.
Nos shoppings da cidade já é possível conferir as ofertas a partir de amanhã. Com o Liquida da Virada, o Shopping Recife, na Zona Sul, vai proporcionar aos consumidores três dias de ofertas com descontos que chegam a 70% em mais de 450 lojas do mall, em produtos como roupas, calçados, eletroeletrônicos e brinquedos. Na mesma data, o RioMar inicia a campanha Feliz Saldão Novo, em que pretende abrir desde as 7h lojas de vestuário e eletrodomésticos. As demais começam a operar uma hora mais tarde. O Plaza Shopping, o Shopping Tacaruna e o Guararapes ainda não se pronunciaram, mas asseguram que haverá novidades sobre o assunto ainda nesta semana.
As lojas de movimentação mais expressiva são justamente as maiores, como Casas Bahia, EletroShopping, Magazine Luiza e Insinuante. Supermercados também participam da queima de ofertas. Na rede Carrefour, por exemplo, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, brinquedos, utensílios domésticos, calçados e vestuário terão preços bastante competitivos e condições especiais de parcelamento. E é justamente nas lojas de grande porte que a aposentada Amparo Leal, 71, está aproveitando a data. Em busca de fogão, micro-ondas e geladeira para mobiliar a cozinha de sua casa de veraneio, ela pesquisou nas revendedoras de eletrodomésticos do shopping para encontrar melhor oferta. “Procurei na internet também, e consigo encontrar ainda mais barato, mas tenho a desvantagem de não contar com a pronta-entrega”, comenta. “Aqui, em lojas maiores, realmente o preço está abaixo do resto do ano”, comemora.
Fonte: Diário de Pernambuco


