As Secretarias da Saúde de Juazeiro (Sesau) e da Bahia (Sesab) em parceria com o Ministério da Saúde publicam novo Edital para seleção das segunda e terceira novas turmas do Curso de ‘Educação Popular em Saúde’.
O curso tem previsão de abrir 3.366 vagas para a região, destas 280 para Juazeiro, e é direcionado para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Endemias (agentes de vigilância à saúde – AVS) de Juazeiro e de municípios da região: Camaçari, Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Ilhéus, Jacobina, Jequié, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Salvador, e Valença.
As inscrições estão abertas até dia 28 de fevereiro (Edital em anexo). O curso já foi oferecido em dezembro do ano passado e contou com a participação de aproximadamente 1,6 mil profissionais da cidade e região.
Neste edital estão sendo ofertadas 1660 vagas para a 1º convocação com período de realização entre 14 de abril a 12 de maio. A segunda convocação também beneficiará mais 1660 profissionais e será oferecido de 19 de maio a 11 de junho.
O curso de Educação Popular em Saúde tem como objetivo atualizar os profissionais no desenvolvimento das habilidades práticas social, promoção da saúde e equidade, tendo como referencial político-pedagógico a Educação Popular em Saúde; de forma que os profissionais possam desenvolver habilidades de mobilização comunitária e práticas educativas em saúde através dos saberes tradicionais, os elementos sócio-culturais e a diversidade que compõe os territórios de atuação da atenção básica.
A iniciativa também pretende fomentar a implementação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no SUS tendo como foco os territórios da Atenção Básica em saúde.
O evento conta com a parceria da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) e Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e é coordenado pelo MobilizaSUS/Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (DGTES) e pela Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (EFTS), da Sesab.
Os ACS e ACE que fizeram a inscrição para a primeira turma e não foram selecionados, poderão se inscrever novamente. Para realização da inscrição e obter mais informações, o candidato interessado deve acessar/ www6.ensp.fiocruz.br/edpopsus.
Para identificação da sua região, acesse o Plano Diretor de Regionalização da Saúde na Bahia: http://www1.saude.ba.gov.br/mapa_bahia/docs/PDR_POP2012_atualizado10-07-2013.pdf.
Mais informações acessar: www.saude.ba.gov.br/efts ou www.saude.ba.gov.br/dgtes, além de entrar em contato com o Núcleo de Humanização da Sesau (3612 3631), Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde – DGTES (71) 3115-4397 e Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis – EFTS, (71) 3357-0810 ou 0811