Política

Abertura de código-fonte e datas: como o TSE organiza as Eleições 2024

As Eleições Municipais de 2024 serão realizadas em 6 de outubro, com a expectativa de que 152 milhões de eleitores digitem nas urnas eletrônicas os números que desejam e elejam seus candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito, assim como os vereadores que atuarão nas casas legislativas dos municípios do país. O segundo turno ocorre no dia 27 do mesmo mês, onde for necessário, para a escolha de prefeitos em municípios com mais de 200 mil eleitores.

Embora o pleito para eleger representantes de 5.568 municípios brasileiros pareça distante, a Justiça Eleitoral começou a preparação com mais de um ano de antecedência. Tudo é aprovado por resolução, informado ao eleitor e testado para que as escolhas democráticas sigam o curso normal.

Alvo de críticas sobre a elaboração das Eleições Gerais de 2022, de forma extemporânea o TSE adotou a prática de organização e fiscalização com mais de um ano de antecedência. Em 2024, há ainda uma peculiaridade: para lançar candidatos ao pleito municipal, os partidos políticos precisam estar registrados no TSE com seis meses de antecedência. Além disso, somente participará do processo eleitoral, receberá recursos do Fundo Partidário e terá acesso gratuito a rádio e televisão as legendas que estiverem com o registro deferido.

Um dos maiores cuidados da Justiça Eleitoral é para que haja transparência nas eleições e que as urnas eletrônicas estejam prontas e testadas na data do pleito. Desde 2018, o instrumento célere de votação o Brasil sofreu uma série de ataques acerca de sua lisura, mas nunca comprovados.

Para manter o espaço de fiscalização aberto, o Tribunal Suerior Eleitoral (TSE), começou o Teste Público de Segurança das Urnas (TPS) a fim de identificar possíveis falhas e saná-las antes da lacração. Abriu ainda as urnas para diversas entidades fiscalizadoras, incluindo partidos políticos, a fim de receber quaisquer reclamações com antecedência.

Definiu ainda um calendário de atividades para que prazos não sejam perdidos e todas as oportunidades sejam iguais para todos.

Serviços on-line

Atualmente, a Justiça Eleitoral oferece uma série de serviços on-line para que os cidadões possam tirar o título de eleitor, pedir a transferência de domicílio eleitoral, emitir certidões eleitorais, consultar débitos e imprimir boletos para quitar multas, além de pedir a inclusão do nome social no título, entre outras ações.

O alistamento eleitoral e o voto no Brasil são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, para os maiores de 70 anos e para as pessoas analfabetas. Para votar, todo eleitor deve estar em situação regular. Por isso, é importante ficar atento aos prazos.

Prazo

O prazo para tirar o título de eleitor, emitir a segunda via do documento, regularizar ou atualizar o cadastro eleitoral vai até o dia 8 de maio de 2024.

Para exercer o direito de voto, é importante que o eleitor esteja em situação regular perante a Justiça Eleitoral. Para isso, a pessoa deve estar com o voto em dia, ter justificado as ausências às eleições e ter atendido às convocações da Justiça Eleitoral (para trabalhar como mesária ou mesário, por exemplo) ou ter saldado as multas eleitorais que tiverem sido aplicadas. Caso tenha deixado de votar e tenha dívidas eleitorais pendentes, não deixe de regularizar sua situação.

Nome Social

Desde 2018, a Justiça Eleitoral garante que pessoas transgênero possam incluir o nome social no título de eleitor. O serviço pode ser feito remotamente de acordo com as informações prestadas pelo eleitor.

Janela partidária

Os eventuais candidatos às Eleições de 2024 também precisam ficar atentos aos prazos estabelecidos por lei. A filiação partidária e a regularização do domicílio eleitoral precisam ser feitos até seis meses antes do dia da votação, portanto, a data-limite é 6 de abril.

Também é importante que o candidato observe a situação individual e verifique se não tem alguma multa eleitoral, pois uma multa não quitada, mesmo sendo de um valor irrisório, impede a pessoa de se candidatar.

A candidata ou candidato precisa ser brasileiro (a), estar com os seus direitos políticos em vigor e ter prestado contas se já disputou alguma eleição. Para ser candidata ou candidato a prefeito (a), a pessoa precisa ter, no mínimo, 21 anos, tendo como data-limite o dia da posse. Já para vereador, a pessoa deve ter 18 anos, tendo como data-limite o prazo final de registro de candidatura, que, no caso, se encerra em 15 de agosto de 2024.

Organização das eleições

Responsável pela organização e realização das eleições, o TSE inaugurou oficialmente, em 4 de outubro, o Ciclo de Transparência Democrática – Eleições 2024, que marcou a abertura do código-fonte da urna eletrônica às entidades fiscalizadoras legitimadas.

Em novembro, começou a sétima edição do Teste Público da Urna (TPS 2023). O TPS foi criado para fortalecer a confiabilidade dos sistemas eleitorais e permitir que a sociedade contribua para melhorias contínuas nesses sistemas.

Até a primeira quinzena de março do ano que vem, todas as resoluções que disciplinam as Eleições Municipais de 2024 serão discutidas em audiências públicas e posteriormente aprovadas pelo Plenário do TSE. As resoluções regulamentam dispositivos contidos na legislação e sinalizam a candidatas e candidatos, a partidos políticos e a cidadãs e cidadãos as condutas permitidas e vedadas durante o processo eleitoral.

Elas abrangem tópicos como arrecadação e gastos de recursos e prestação de contas nas eleições, Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), propaganda eleitoral e horário gratuito no rádio e na TV, pesquisas eleitorais, registro de candidatura, representações, reclamações e direito de resposta, entre outros temas.

As instruções serão relatadas pela atual vice-presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, que vai conduzir as próximas eleições municipais de 2024. Cármen Lúcia foi a primeira mulher a presidir o TSE, quando comandou as Eleições Municipais de 2012. Em junho de 2024, ela volta a ocupar a presidência do TSE, no lugar de Alexandre de Moraes, e novamente comandará mais uma eleição municipal.

Metropoles

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like

Petrolina Política

Simão Durando faz balanço dos 100 primeiros dias do novo mandato como prefeito de Petrolina

post-image

O prefeito de Petrolina, Simão Durando (União Brasil), fez nesta terça-feira (22) um balanço das ações desenvolvidas no município do Sertão pernambucano nos primeiros 100 dias do novo mandato. A cerimônia, que teve a presença de vereadores, secretários e servidores municipais, foi realizada no Parque Josepha Coelho.

Durante a apresentação, Simão Durando destacou o trabalho que vem sendo feito nas secretarias. Na segurança, o prefeito lembrou da onde de furtos que estão acontecendo no centro da cidade, o que motivou a criação da Operação Guardião, realizada pela Guarda Municipal em parceria com outras forças de segurança, como PM e Polícia Civil.

“A gente viu que estava aumentando o número de roubos, de assaltos no centro da cidade. Toda a cidade de Petrolina converge para o centro, seja para o comércio, para os bancos, para a consulta…

Read More
Política Relevantes

Lula lamenta morte do Papa Francisco e decreta luto oficial de sete dias

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, nesta segunda-feira (21), a morte do Papa Francisco e decretou luto oficial de sete dias no Brasil. Em nota, o presidente exaltou a trajetória do pontífice argentino como um exemplo de amor, solidariedade, coragem e compromisso com os mais vulneráveis.

Para Lula, a humanidade perde uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. “O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos”, afirmou.

Ele também destacou o papel do Papa na defesa do meio ambiente, dos pobres e dos refugiados, além de suas críticas aos modelos econômicos geradores de desigualdade e injustiça. “Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas”, disse o presidente.

Política Relevantes

Após cirurgia, Bolsonaro tem quadro clínico estável, diz boletim

post-image

Após 12 horas, foi concluída na noite deste domingo, 13, a operação no intestino do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília. Trata-se da sétima operação do ex-presidente desde a facada na campanha eleitoral de 2018. A cirurgia durou cerca de 11 horas e, contando o pré-operatório, o procedimento totalizou 12 horas. Bolsonaro deixou o centro cirúrgico do Hospital DF Star por volta das 21h20. Segundo boletim médico do Hospital DF Star, divulgado às 21h42, o ex-presidente foi submetido a uma cirurgia de “estenda lise de aderências e reconstrução da parede abdominal”. “O procedimento de grande porte teve duração de 12 horas, ocorreu sem intercorrências e sem necessidade de transfusão de sangue”, diz a nota. Seu quadro de saúde é estável

Ainda segundo os médicos, a obstrução que fez Bolsonaro passar mal no Rio Grande do Norte se deu a uma…

Read More
Política Relevantes

Bolsonaro passa por cirurgia para desobstruir intestino, diz hospital

post-image

O Hospital DF Star informou neste domingo (13) que o ex-presidente Jair Bolsonaro está sendo submetido a uma cirurgia para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal.

Após passar mal em um evento do PL no Rio Grande do Norte na última sexta-feira (11), o ex-presidente foi diagnosticado com um quadro de suboclusão intestinal — uma obstrução parcial que impede a passagem normal de gases e fezes.

“As equipes que assistem [Bolsonaro] optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal”, diz boletim médico divulgado às 10h23 deste domingo.

As aderências no intestino de Bolsonaro decorrem das múltiplas cirurgias que o ex-presidente já fez após levar uma facada durante a campanha eleitoral…

Read More
Política Relevantes

Governo buscará retomar pauta de regulação das redes no Congresso

post-image

O governo federal vai tentar uma nova aproximação com o Congresso nas próximas semanas para que o tema da regulação das plataformas digitais volte à agenda dos legisladores, afirmou o Secretário de Politicas Digitais da Presidência da República, João Brant.

“O governo está terminando de definir sua posição de mérito e de estratégia. Nossa compreensão é que essa regulação precisa equilibrar três coisas: primeiro, a responsabilidade civil das plataformas; segundo, o que a gente chama de dever de prevenção e precaução, que significa a necessidade de atuar preventivamente para que não haja disseminação de conteúdos ilegais e danosos a indivíduos ou a coletividades; e terceiro, que elas atuem na mitigação dos riscos sistêmicos da sua atividade”, defendeu Brant na última semana, em palestra na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A principal proposta de regulação das plataformas digitais,…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

“Cem dias, sem nada” ex-prefeito Isaac Carvalho faz avaliação dos 100 dias da gestão Andrei Gonçalves

post-image

Cem dias, sem nada

Ao completarmos os cem dias do governo Andrei Gonçalves, é importante fazer uma reflexão sobre as ações e resultados até aqui. Nessa quinta-feira (10), o atual prefeito de Juazeiro fez uma apresentação do que não fez e tentou responsabilizar os secretários pela falta de efetividade do seu governo, cobrando publicamente mais ação por parte de sua equipe. 

Uma desculpa esfarrapada e deselegante, que demonstra uma total falta de conexão entre o gestor e seu secretariado.

O fato é que tem aumentado o número de reclamações em todas as áreas da administração municipal. Até em áreas onde o problema já tinha sido superado desde a minha gestão, como é o caso do abastecimento de água, que nós conseguimos triplicar a oferta em todo o Município. Mas, o…

Read More
Política Relevantes

Após atendimento em Natal, Bolsonaro será transferido para Brasília

post-image

O ex-presidente Jair Bolsonaro deverá ser transferido neste sábado (12) de Natal para Brasília “por decisão pessoal”, de acordo com o boletim médico divulgado, nesta manhã pelo Hospital Rio Grande, onde o ex-presidente está internado. 

“Por‬‭ decisão‬‭ pessoal‬‭ do‬‭ senhor‬‭ ex-Presidente,‬‭ em‬‭ conjunto‬‭ com‬‭ sua‬ família,‬‭ e‬‭ visando‬‭ dar‬‭ continuidade‬‭ ao‬‭ tratamento‬‭ com‬‭ o‬‭ suporte‬‭ e‬‭ proximidade‬ de‬‭ seus‬‭ entes‬‭ queridos,‬‭ está‬‭ programada‬‭ para‬‭ o‬‭ decorrer‬‭ do‬‭ dia‬‭ de‬‭ hoje‬‭ sua‬ transferência para a cidade de Brasília/DF”, diz o boletim assinado pelo diretor técnico do hospital, Luiz Roberto Leite Fonseca.

O comunicado informa ainda que a saúde de Bolsonaro está evoluindo de forma estável nas últimas 24 horas, com todos‬‭ os‬‭ sinais‬‭ vitais‬ e‬‭ exames‬‭ complementares‬‭ dentro‬‭ da‬‭ normalidade,‬‭ sem‬ intercorrências clínicas.

O ex-presidente passou mal na manhã…

Read More
Política Relevantes

Bolsonaro passa mal e é levado para hospital em Natal, diz Flávio

post-image

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou mal nesta sexta-feira (11) e foi levado para um hospital de Santa Cruz, na região Agreste potiguar. A informação foi confirmada por seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL) ao blog. Bolsonaro está acompanhado do senador Rogério Marinho no hospital.

A Secretaria de Segurança Pública do estado afirmou que fará a transferência por helicóptero para Hospital Rio Grande, em Natal.

“Não estou com ele, mas passou mal sim, com dores na barriga. Está sendo medicado e vai ser levado pra um hospital em Natal”, disse.

Rogério Marinho estava acompanhando o ex-presidente em uma viagem dele ao Rio Grande do Norte. Bolsonaro participava de um evento do partido, e chegou ao estado no início da manhã, em uma série de visitas a municípios e obras do governo federal.