As atividades do Programa Vida Nova – Centro da Juventude vão começar nesta segunda-feira (23). A abertura contará com a presença dos pais dos jovens atendidos pelo programa e da rede socioassistencial do município. A solenidade será realizada ás 17h, na sede do local, situada na Rua Francisco Modesto, nº 48. A ação é executada em Petrolina pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) e realizada junto a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado de Pernambuco.
O Programa Vida Nova – Centro da Juventude é um conjunto de ações socioassistenciais e socioeducativas voltadas a um público com idade entre 14 e 30 anos, cujo objetivo é fazer a reinserção de pessoas em situação de rua, risco pessoal e vulnerabilidade social, através de acompanhamento psicológico e pedagógico, atividades culturais, esportivas e profissionalizantes. Os jovens participam do projeto durante 12 meses. Na primeira metade desse período, o foco do trabalho é na educação para o convívio social e a cidadania. Nos outros seis meses, as ações são voltadas para a área de articulação profissional, com cursos de informática e educação profissional.
Instituído pelo Decreto Estadual nº 30.874, de 10 de outubro de 2007 e reordenado pelo Decreto nº 39.851, de 19 de setembro deste ano, o Vida Nova – Centro da Juventude está em sua terceira etapa, ampliando a abrangência na faixa etária, que agora é dos 14 aos 30 anos, pois antes era somente de 16 a 28, e também a situação dos beneficiados, atendendo jovens em situação de rua e vulnerabilidade social.




