Abril Vermelho

MST para a Presidente Dutra e ocupa fazendas em Petrolina

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) iniciou a realização de uma série de ocupações e protestos pelo país na última segunda-feira (16). Em Petrolina, algumas áreas foram ocupadas, entre elas, uma área da empresa Fruit Vida. Segundo informaçoes do líder do MST de Petrolina, Florisvaldo Araújo, 400 famílias estão no local.

Mais de 2.500 trabalhadores rurais Sem Terra trancaram ontem (17) as principais rodovias de acesso do Estado em protesto contra a violência e a impunidade dos crimes cometidos pelo latifúndio. Foram trancadas 14 rodovias e vias de acesso ao Estado, entre elas a Ponte Presidente Dutra, que liga as cidades de Petrolina e Juazeiro; a BR 104 nos trechos norte e sul, que ligam o agreste à zona da mata do Estado; e vários trechos da BR 232, que corta o Estado do litoral ao sertão.

A manifestação na Presidente Dutra interrompeu por pouco mais de 20 minutos o tráfego de veículos, para lembrar os 16 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás, no qual 19 trabalhadores sem-terra foram mortos e mais de 60 ficaram feridos em um confronto com a Polícia Militar. O trecho ficou engarrafado. Do lado baiano as filas de veículos se multiplicaram em instantes, ficando um tempo congestionado.

Ocupações

O MST também está engajado na Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária no Estado de Pernambuco. Segundo informaçoes do líder do MST de Petrolina, Florisvaldo Araújo, 400 famílias estão na fazenda Fruit Vida, que de acordo com ele, tem mais de mil hectares de area improdutiva. “Nós estamos em jornada de luta e queremos chamar a atenção do Governo para a importância da reforma agrária e dos camponeses que atualmente pernamecem sem terra para trabalhar, sendo que mais de mil hectares estão improdutivos às margens do canal no N1”, reclama. Ainda segundo ele, a área atende os pré-requisitos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para ser desapropriada e dar lugar a assentamentos. Araújo argumenta ainda, que este ano, foi o pior número para assesntamentos desde 1995.

Além de Petrolina, os agricultores ocuparam outras áreas desde o início da semana.

BR 428 Lagoa Grande 150

Ponte Petrolina / Juazeiro 400

BR 232 Serra Talhada – trevo de Afogados 300

PE 300 Ibimirim / Inajá 400

BR 316 Floresta /Trevo Serra 100

BR 432 Águas Belas 200

BR 232 Pesqueira – trevo de Alagoinha 250

BR 104 Norte Caruaru 150

BR 232 Gravatá 120

BR 104 Sul Agrestina 80

PE 103 Trevo Agrestina / Palmares 80

PE 60 Cabo de Santo Agostinho / Ipojuca 75

BR 101 Sul Escada 70

BR 232 Moreno 180

BR 408 São Lourenço da Mata 85

Números de assentamentos

Segundo números apresentados pelo MST, o primeiro ano do governo Dilma (2011) foi marcado por ter o menor número de criação de assentamentos nos últimos 16 anos. “Agora em abril, o Ministério do Planejamento cortou mais de 60% do orçamento do Incra, o que deve inviabilizar os programas de assistência técnica e educação. Não podemos admitir que a burocracia do governo corte as verbas relacionadas à melhoria da produtividade e à educação, compromissos sempre tão reforçados nos discursos da presidente Dilma”, disse, em nota, Alexandre Conceição, da direção nacional do MST. Por isso, o alvo principal dos protestos é a presidente Dilma Rousseff, que teria reduzido o ritmo de criação de assentamentos e cortado crédito para a área. Eles querem uma audiência com a presidente para cobrar providências e mais recursos para a política fundiária. O movimento pede também a elaboração de um plano emergencial para o assentamento das mais de 186 mil famílias acampadas e a criação de um programa de desenvolvimento dos assentamentos, com investimentos em habitação rural, educação, saúde e crédito agrícola.

Mobilização Nacional

A ação acontece em todo o Brasil, o principal movimento aconteceu na manhã de ontem em Brasília, em homenagem a todos os trabalhadores e trabalhadoras que sofreram qualquer ato de violência, injustiça e impunidade no campo, principalmente em homenagem aos 21 sem-terra que foram assassinados pela força policial no Estado do Pará, no município de Marabá (Eldorado dos Carajás), no dia 17 de abril de 1996, que se tornou oficialmente o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária. Depois de 16 anos de um massacre de repercussão internacional, ninguém foi preso e o país ainda não resolveu os problemas da pobreza no campo nem acabou com o latifúndio, que continua promovendo diversos atos de violência.

Por Mônia Ramos

Fotos Karine Paixão/granderiofm

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Senado aprova regulamentação da reforma tributária

post-image

O Senado Federal aprovou, na tarde desta quinta-feira (12), o principal projeto de regulamentação da reforma tributária, o Projeto de Lei Complementar (PL) 68/2024. O texto trata das regras de incidência do Imposto Sobre Valor Agregado (IVA Dual), que se subdivide em dois tributos básicos sobre o consumo: a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), em nível federal, e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), em nível estadual/municipal. 

Além disso, haverá o Imposto Seletivo (IS), o chamado “imposto do pecado”, que é uma sobretaxa aplicada sobre determinados produtos e serviços considerados prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Com a conclusão da tramitação no Senado, que durou cerca de cinco meses, o projeto aprovado, um substitutivo do texto da Câmara dos Deputados, retorna à Casa anterior. Caberá aos deputados manter ou retirar pontos aprovados…

Read More
Sem Categoria

Política para recuperação da Caatinga é aprovada no Senado Federal

post-image

A Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro, passa a ter uma estratégia eficaz de recuperação imediata e produtiva de sua vegetação nativa. É o que prevê o PL 1990/2024 que institui a Política Nacional para a Recuperação da Vegetação da Caatinga, de autoria da senadora Janaína Farias (PT/CE), protocolado em 22 de maio, e elaborado com apoio técnico do Instituto Escolhas.

O projeto foi aprovado nesta quarta-feira (11) por unanimidade, em caráter terminativo, na Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal. A aprovação seguiu os termos do relatório apresentado pela senadora Teresa Leitão (PT/PE). Agora, o projeto segue para a Câmara dos Deputados.

Para viabilizar a restauração do bioma, o texto prevê a instituição do Programa Nacional de Recuperação da Vegetação da Caatinga, que incluí:

a participação de comunidades locais em atividades de restauração;
capacitação de…

Read More
Política Relevantes

Em Brasília, prefeitos baianos pressionam para aprovar PEC do Refis Previdenciário dos municípios

post-image

A mobilização realizada pela União dos Municípios da Bahia (UPB), nesta terça-feira (10), movimentou os corredores da Câmara dos Deputados na defesa da aprovação da PEC66/2023, que garante o Refis Previdenciário e um novo regramento para pagamento dos precatórios.

Os prefeitos e prefeitas se reuniram com a Bancada Federal da Bahia e com líderes partidários.

A articulação também incluiu o Palácio do Planalto, onde os gestores foram recebidos pelo secretário de Assuntos Federativos, André Ceciliano, e o Ministro da Casa Civil, Rui Costa. Nessa última reunião, os gestores receberam a sinalização positiva do Governo Lula à proposta. Segundo o ministro Rui Costa, o governo enviará mensagem à presidência da Câmara demonstrando o interesse em aprovar a matéria.

Durante a reunião com a Bancada Federal da Bahia, o presidente da UPB ressaltou a necessidade de…

Read More
Política Relevantes

Entenda esquema de desvios milionários em recursos públicos que terminou com prisões de pessoas na Bahia, São Paulo e Goiás

post-image

Quinze pessoas foram presas pela Polícia Federal, na terça-feira (10), na Bahia, em São Paulo e em Goiás, durante uma operação contra uma organização criminosa suspeita de atuar em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.

Segundo a Receita Federal, a organização criminosa usava um esquema estruturado para direcionar recursos públicos de emendas parlamentares e convênios para empresas e indivíduos ligados a administrações municipais.

A organização criminosa é suspeita de ter movimentado cerca de R$ 1,4 bilhão, incluindo R$ 825 milhões em contratos firmados com órgãos públicos apenas em 2024. Dois alvos não foram encontrados e são considerados foragidos.

Em um dos cumprimentos dos mandados de prisões, Francisco Nascimento, eleito vereador para o mandato 2025-2028 em Campo Formoso, cidade do norte da Bahia, e primo do deputado Elmar Nascimento (União-BA),…

Read More
Política Relevantes

Lula está bem e conversando, diz médico

post-image

O médico Roberto Kalil Filho disse no meio da tarde desta quarta-feira (11) que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, está bem, sentado e conversando. Kalil, um dos médicos da equipe que cuida de Lula, afirmou ainda, em breve declaração, que o dreno colocado na cabeça do presidente está funcionando de acordo com o esperado. “Ele está bem, sentado e conversando”, disse.

Lula permanece internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em uma unidade de tratamento intensivo, para cuidar de uma hemorragia intracraniana. “[O paciente] evoluiu bem no pós-operatório imediato, sem intercorrências. Está lúcido, orientado, conversando e passou a noite bem”, diz o texto de boletim médico divulgado às 12 horas.

Na madrugada de terça-feira (10), o presidente Lula foi submetido a uma trepanação para drenar uma hemorragia…

Read More
Política Relevantes

Após cirurgia de Lula, agenda do presidente será cumprida por Geraldo Alckmin

post-image

O vice-presidente Geraldo Alckmin assumirá, nesta terça-feira (10), a agenda do presidente Lula prevista para hoje. Lula passou por uma cirurgia durante a madrugada após sentir fortes dores na cabeça. Durante a madrugada, Lula passou por exames de imagem que identificaram a necessidade de realizar uma craniotomia para drenar um hematoma. 

Os compromissos com o primeiro-ministro da Eslováquia Robert Fico, previstos para esta terça-feira (10/12) serão assumidos pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.

Alckmin cancelou seus compromissos em São Paulo e retornou a Brasília, por volta das 8h20. O vice-presidente participaria de um evento da companhia aérea Latam em São Carlos (SP) e só retornaria a Brasília no final da manhã.

“Num primeiro momento, nós estamos trabalhando, inclusive, que não vai haver necessidade do afastamento formal do presidente. As agendas de hoje estão mantidas, vão ser…

Read More
Política Relevantes

Entenda como ficam as exportações agrícolas após acordo Mercosul-UE

post-image

Assinado nesta sexta-feira (6) após 25 anos de negociações, o acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE) não sofreu modificações quanto ao comércio de produtos agropecuários, esclareceu o governo brasileiro no factsheet (documento com resumo) sobre o tratado. As condições para a entrada na UE de bens agrícolas exportados pelo Mercosul foram mantidas em relação ao texto original de 2019.

O texto final contrariou a expectativa de países como França e Polônia, que queriam restringir os produtos do continente sul-americano para não perderem competitividade. Existe a possibilidade de Itália, Países Baixos e Áustria se oporem ao acordo.

Pelo factsheet divulgado pelo governo brasileiro, café e sete tipos de fruta do Mercosul entrarão na União Europeia sem tarifas e sem cotas. Pela oferta do Mercosul aceita pela UE, as frutas com livre circulação são: abacate,…

Read More
Política Relevantes

Governo determina esvaziamento da Embaixada do Brasil em Damasco para proteger corpo diplomático

post-image

O governo brasileiro age, neste momento, para retirar seu corpo diplomático da embaixada em Damasco, na Síria. A ordem para evacuação partiu do Palácio do Planalto e tenta proteger os servidores do país em meio à crescente escalada de tensão no país do Oriente Médio após a derrubada do ditador Bashar al-Assad.

Segundo o blog apurou, a operação de resgate está em curso e tem apoio da ONU.

Tecnicamente, a embaixada brasileira permanecerá aberta, mas não há, na avaliação do governo Lula, como garantir a segurança do prédio e de seus servidores.

O Brasil se somou a outros países da Europa, que decidiram esvaziar suas representações. Um dos planos é, em comboio, levar os diplomatas e demais servidores até o Líbano, em um comboio. O Ministério das Relações Exteriores é o responsável pela operação.