Academia de Hollywood, responsável pelo Oscar, divulgou na noite de segunda-feira (27) um comunicado sobre o anúncio errado de melhor filme na cerimônia de domingo (28). A equipe de “La la land” chegou a agradecer no palco, antes de descobrir que o vencedor foi “Moonlight”, em uma gafe histórica.
“Lamentamos profundamente os erros cometidos durante a apresentação da categoria de Melhor Filme durante a cerimônia do Oscar de ontem à noite. Pedimos desculpas a todo o elenco e equipe de “La La Land” e “Moonlight”, cuja experiência foi profundamente alterada por esse erro. Saudamos a tremenda graça que exibiram sob as circunstâncias. Para todos os envolvidos – incluindo os nossos apresentadores Warren Beatty e Faye Dunaway, os cineastas, e os nossos fãs assistindo no mundo inteiro – pedimos desculpas.
Nos últimos 83 anos, a Academia confiou à PwC [empresa de auditoria] o tratamento do processo crítico de tabulação, incluindo a entrega precisa dos resultados. A PwC assumiu total responsabilidade pelas violações dos protocolos estabelecidos que ocorreram durante a cerimônia. Passamos a noite passada e hoje investigamos as circunstâncias e determinaremos quais ações são apropriadas para o futuro. Estamos firmemente empenhados em defender a integridade do Oscar e da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.”
Empresa de auditoria assume culpa
Nesta segunda-feira, a PricewaterhouseCoopers também divulgou um pedido de desculpa e esclarecimento. A nota cita nominalmente o funcionário Brian Cullinan, tanto pela entrega errada do envelope quanto pela demora em corrigir o erro (foram mais de dois minutos entre o anúncio errado e o esclarecimento).
Ele deu ao apresentador Warren Beatty o envelope errado, de melhor atriz (Emma Stone, de “La la land”). Confuso, o apresentador e sua colega Faye Dunaway acabaram lendo o vencedor errado. Brian Cullinan postou foto de Emma Stone no Twitter minutos antes do anúncio errado.
“A PWC assume inteira responsabilidade sobre a série de erros e desvios de protocolo que aconteceram na noite do Oscar. O parceiro da PWC Brian Cullinan erroneamente entregou o envelope reserva de melhor atriz em vez do envelope de melhor filme para os apresentadores Warren Beatty e Faye Dunaway. Assim que o erro ocorreu, protocolos de correção não foram seguidos com velocidade suficiente por Cullinan e sua colega.
Pedimos profundas desculpas pela decepção sofrida pelo elenco e equipe de “La la land” e “Moonlight”. Nós sinceramente pedimos desculpas a Warren Beatty, Faye Dunaway, Jimmy Kimmel, ABC e a Academia, nenhum deles é culpado pelos erros da noite. Nós gostaríamos de demonstrar nossa profunda gratidão a cada um deles pela generosidade que demonstraram durante um momento tão difícil.
Nos últimos 83 anos a Academia confiou à PWC a integridade do processo de premiação durante a cerimônia, e na noite passada nós falhamos com a Academia.”








