A Operação Sem Limite, realizada pela Polícia Civil no Grande Recife, nesta sexta-feira (6), para desmontar uma organização criminosa responsável por fraudes contra bancos, chama a atenção pela ousadia da ação dos integrantes da quadrilha. Além de, em apenas uma das instituições financeiras terem sido desviados R$ 7 milhões, um dos capturados estava em liberdade provisória e utilizava tornozeleira eletrônica.
De acordo com o diretor metropolitano da Polícia Civil de Pernambuco, delegado Joselito Amaral, esse bando é um dos principais no Brasil nesse tipo de delito de furto mediante fraude. “O grupo era especializado em invadir sistemas bancários. Apesar da segurança desses sistemas, eles conseguiam movimentar o numerário de aplicações financeiras para a conta-corrente de um dos integrantes da associação criminosa”, explica.
Dos oito mandados de prisão, a polícia já cumpriu cinco: foram presos quatro homens e uma mulher. Um deles usava tornozeleira eletrônica por estar em liberdade condicional após ter sido preso em novembro do ano passado durante a Operação Miami, que desbaratou um bando suspeito de clonar cartões de crédito para realizar saques e compras em cidades americanas.
Os quatro suspeitos presos seguem para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, enquanto a suspeita será encaminhada para a Colônia Penal Feminina, no Engenho do Meio, Zona Oeste da capital pernambucana. Durante a operação, também foram apreendidos armas, notebooks, tablets, cartões de créditos e talões de cheque. O material foi encaminhado para a Delegacia do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife.
Além do Recife, a Operação Sem Limite é realizada também nos municípios de Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes e conta com a participação de 80 profissionais da Polícia Civil, entre delegados, agentes e escrivães. Os detalhes da investigação serão apresentados na terça-feira (10), às 09h30, no auditório da Sede Operacional da Polícia Civil de Pernambuco, na Boa Vista, área central da capital pernambucana.
G1