Nesta quarta-feira (17), o deputado federal Gonzaga Patriota fez um veemente discurso, na Câmara dos Deputados, em defesa do livre acesso das populações de Petrolina/PE e Juazeiro/BA à Ilha do Fogo.
Na ocasião, o parlamentar relatou a insatisfação com a destinação da Ilha do Fogo. “A Ilha do Fogo é um patrimônio da população do Vale do São Francisco, especialmente as populações de Petrolina/PE e Juazeiro/BA, há mais de 100 anos. As sociedades dessas cidades precisam se mobilizar para deixar a Ilha do Fogo à disposição de suas populações“, disse Gonzaga.
A Ilha do Fogo encontra-se localizada na calha do Rio São Francisco, entre as cidades de Juazeiro/BA e Petrolina/PE. É dividida em duas partes pela Ponte Presidente Dutra (BR – 407) que faz a ligação rodoviária dessas duas Unidades da Federação.
Há algum tempo, uma decisão judicial entregou a administração da referida ilha aos militares do 72 Batalhão de Infantaria Motorizado, com sede no município de Petrolina, o que provocou a revolta da população.
Diante de toda essa polêmica, o deputado federal Gonzaga Patriota se colocou à disposição para defender essa causa notável. “Gostaria de reiterar minha disposição de continuar defendendo o livre acesso das populações à Ilha do Fogo. A continuidade da administração dos militares na Ilha não atende os anseios da querida população do Vale do São Francisco“, finalizou.