Wagner Padilha, idealizador da página, Geovani Cardoso, Co-idealizador da página, Lizandra Mirelle, Wanderly Ferreira e Fernanda Brito.
Por Caio Alves
Fotos: Arquivo pessoal
O Achei na Web dessa semana foi uma indicação da nossa leitora de Petrolina, Jonalva Paranã. Ela nos mandou um link de uma página no Facebook chamada ‘Quadriláteros Inexistenciais’, que está fazendo sucesso com ilustrações melancólicas e românticas. A página já conta com mais de duas mil curtidas, e para saber um pouco mais do que se trata a página, conversamos com os idealizadores dela.
O grupo é formado por estudantes da Univasf. Geovani Cardoso (22), Wagner Padilha (20), Lizandra Mirelle (19) e Fernanda Brito (20) cursam psicologia, Wanderly Ferreira (20) faz Ciências Biológicas. Atualmente Geovani Cardoso e Wagner Padilha moram em Petrolina-PE, mas são naturais de Senhor do Bonfim-BA. Wanderly Ferreira é de Curaçá-BA, mas reside atualmente em Juazeiro-BA. Lizandra Mirelle é natural e residente de Juazeiro e Fernanda Brito, de Petrolina.
Diário da Região: Quantas pessoas fazem parte da página?
Wagner Padilha: Inicialmente eram quatro, três cartunistas e um escritor, mas ficava bastante complicado para manter uma frequência de conteúdo novo na página, sendo assim, no início de maio uma amiga que também tinha uma página de ilustrações juntou-se à página.
D.R.: Como surgiu a ideia de criar essa página? Qual o objetivo dela?
Fernanda Brito: A página era uma ideia antiga de Wagner. Ele havia falado com Geovani algumas vezes que tinha criado um esboço de personagem e que estava querendo criar uma página pra narrar suas desventuras, mas que precisava de ajuda para criá-las. A ideia inicial era que o conteúdo fosse bem melancólico. Geovani também tinha alguns rabiscos de um personagem que, vez ou outra, desenhava em seu caderno. A conversa ia e vinha, sem muito compromisso, até que um dia Wagner disse que havia criado a tal página e colocado Geovani, Wanderly e Liz, outros amigos de faculdade como membros administradores e criadores de conteúdo, e que esse seria produzido semanalmente. A ideia do material melancólico foi mantida e assim o foi até os primeiros cinco, seis posts. Hoje, como o público da página é bem heterogêneo, tentamos diversificar bastante o que fazemos. A página vai de um extremo ao outro. De ilustrações extremamente depressivas a desenhos que a galera usa para se declarar.
D.R.: O que significa o nome da página ‘Quadriláteros Inexistenciais’?
Lizandra Mirelle: Em uma das conversas sobre a criação da possível página, Geovani mostrou para Wagner um personagem que houvera criado no meio de uma aula. Ele se chamava “Ed?” (assim mesmo com a interrogação) tinha quase quarenta anos, um emprego miserável e ainda morava com a mãe. Wagner gostou da ideia e pediu pra que ele a amadurecesse pra eventualmente usarem na página. No outro dia Geovani falou que havia tido algumas ideias novas para o personagem e perguntou o que ele achava de usarem o nome “Quadriláteros Inexistenciais” pra batizarem a fan page. Wagner perguntara qual o significado. Era alguma história sobre duplo sentido com a palavra “inexestencial” de não existir quadrados nas tirinhas e da vida do personagem ser vazia. Não era uma explicação muito coerente, já que Geovani só havia gostado de como a palavra soava, mas Wagner acreditou.
D.R.: De quem são as ilustrações? Como é o processo de criação delas?
Wanderly Ferreira: As ilustrações da página ficam a cargo de Wagner, Liz, Fernanda e Geovani. O processo de criação depende muito do cartunista. Wagner e Geovani, por exemplo, utilizam recursos digitais como o Photoshop. Desenham em um papel ofício, digitalizam e a parte da coloração é feita inteiramente com o software. Liz e Fernanda são mais tradicionais e usam lápis de cor, com auxílio de algumas ferramentas de edição de foto. Eu escreve os textos que são postados na página, e passo o arquivo pra quem vai ilustrá-lo, o responsável lê e tenta encontrar algum trecho que daria uma boa tirinha.
D.R.: Vocês pensam em montar uma exposição?
Geovani Cardoso: Já tínhamos pensando em expor alguns das nossas ilustrações em algum evento na própria universidade. Wagner, recentemente, mandou uma de nossas ilustrações pra um concurso de estampas de camisa. A estampa foi bem na votação, mesmo ele esquecendo de divulga-la.
Para conferir outros trabalhos dessa turma, é só curtir a página deles no Facebook: Quadriláteros Inexistenciais (www.facebook.com/quadrilaterosinexistenciais).









